TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial: Um Estudo de caso

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O mercado atual de empresas e negócios é extremamente exigente e competitivo, assim para que novos empresários e empreendedores se destaquem é preciso muito planejamento, organização, liderança e controle do negócio, além de ousadia, isto é, que se vislumbre na demanda do mercado o que os impulsionará para o sucesso.

Uma boa ideia para iniciar um negócio é fundamental, mas, apesar disto, não é suficiente. Ao empreendedor, que na maioria das vezes também é o administrador, cabe obter recursos e administrá-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo em que sua empresa está inserida, acompanhando mudanças e tendência futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios, aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado de forma eficiente.  

Diante dos cases “Empresa fatura R$ 300 mil por mês com fabricação de panelas” e “Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio”, realizaremos uma análise do contexto empresarial em que estes dois empreendimentos atuam, de forma a avaliar a utilização das funções administrativas, a interferência de algumas variáveis macroeconômicas nos cenários econômicos envolvidos, a importância do controle contábil sobre o patrimônio e a gestão da responsabilidade corporativa nos dias atuais.


  1. DESENVOLVIMENTO

Nos cases descritos, nota-se que além de uma boa ideia de negócio, ambos os empresários buscaram capacitação e orientações para a implantação de seus negócios, seguindo alguns princípios básicos imprescindíveis ao sucesso dos mesmos, à exemplo das funções administrativas.

                       Como primeiro desses princípios destaca-se o planejamento, que segundo, que ocorreu previamente a implantação dos negócios, através de estudos detalhados e específicos a cada área de atuação, abrangendo itens como demanda de mercado, cartela de clientes, ponto comercial, estratégia de vendas, entre outros.

            Segundo Kawasnicka (1995, p.169) “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”.

                       Analisando os cases, vale ressaltar a organização e a direção aliada à liderança por parte dos empreendedores, que além de coordenarem os recursos necessários às respectivas áreas, buscaram adequar suas ideias às necessidades do mercado. Depois disto, a tomada de direção para que seus objetivos fossem alcançados e o uso eficaz da liderança de ambos foi atributo importantíssimo para a concretização do negócio.

                         Assim, o controle dos negócios relatados, indica se o planejado foi alcançado e a partir de tais observações as variações podem ser corrigidas.

É interessante ainda que façamos uma avaliação das variáveis macroeconômicas do cenário econômico em que os dois negócios descritos estão inseridos, já que o empreendedor além de focar na situação de sua empresa precisa se atentar as situações regionais, nacionais e até mesmo internacionais, dependendo de seus objetivos e/ou relações comerciais de sua empresa.

As variáveis macroeconômicas podem estar relacionadas tanto com as importações de insumos, matérias-primas e tecnologias envolvidas na fabricação dos produtos, quanto nas exportações dos produtos já fabricados. Neste enfoque a variável inflação merece uma análise cautelosa, já que a mesma pode se apresentar de uma forma no momento do planejamento, e sofrer grande variação posterior à abertura do negócio, o que acaba influenciando no sucesso ou na falência do negócio, tornando assim importante a avaliação da mesma no plano de negócios.

             “Inflação é um processo no qual o nível de preço está subindo e o dinheiro está perdendo o valor. Se o nível de preço sobe continuamente, então as pessoas precisam cada vez de mais dinheiro para fazer transações.” (SALVALAGIO, 2009, p. 19). O empresário, porém não tem controle sobre o aumento de preço – inflação – ou sobre a queda dos preços de produtos e serviços – deflação –, tais variações cabem ao mercado.

Outras variáveis macroeconômicas que merecem atenção são as taxas de emprego e desemprego aplicadas à realidade em que a empresa estará inserida. Estas taxas são opostas entre si e interferem diretamente na abertura de uma empresa, no desenvolvimento de suas atividades e sua sobrevivência no mercado.

O empresário, por meio do plano de negócios deverá analisar estas variáveis, assim como observar a disponibilidade e qualificação da mão de obra, além das médias salariais regionais.

               É possível ainda relacionar as taxas de inflação com as taxas de desemprego, já que o aumento da primeira pode resultar em redução no quadro de colaboradores das empresas.

               Porém, outro fator decisivo não só para a manutenção de um negócio, mas também para sua prosperidade, é o controle contábil, que pelo que foi relatados nos dois cases ocorreu de forma eficiente nas referidas empresas. Visto que o controle adequado é aquele estruturado pela administração empresarial, possibilitando razoável margem de garantia para que as metas e objetivos sejam alcançado de maneira eficaz e com desejada economicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com