TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 13
  1. INTRODUÇÃO

  1.  Delimitação do tema

Este trabalho procura mostrar como a organização precisa planejar estrategicamente a comunicação interpessoal assertiva visando realizar melhorias nos relacionamento na empresa. A comunicação de uma forma ou de outra acontece em meio a todos é uma troca de ideias, de informações entre dois ou mais indivíduos.  O objetivo da comunicação assertiva é o entendimento de ambos os lados (emissor e receptor). O cuidado maior é quanto à mensagem ser entendida, a assertividade acontece quando, obrigatoriamente, há entendimento.
        Cada qual tem o seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo o seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural.

O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. Nesse sentido a área de relações interpessoais tem importante papel a exercer que é o de administrar estrategicamente a comunicação das organizações capitalizando a sinergia das áreas. Ouve-se continuamente que na área de comunicação é necessário ser estratégico, e foi pensando em contribuir com o aperfeiçoamento da área que tivemos a preocupação com o planejamento para o processo.

Assertividade é ir direto ao ponto sem iludir nem deixar espaço para a dúvida, que gera insegurança e aumenta a chance para enganos e falhas. Ter comunicação assertiva é uma virtude, mesmo que isso signifique dizer não e desagradar ao outro.

O participante aprende a avaliar a sua maneira de comunicar-se partindo do autoconhecimento e do conhecimento do outro com quem interage, refletir sobre a melhor maneira de relacionar-se com as pessoas e, a emitir mensagem com intenção clara e objetiva, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes identificando os direitos, deveres e os benefícios do comportamento assertivo para o melhor desempenho pessoal e profissional.

Potencializar, através do desenvolvimento de técnicas e estratégias, tornando-se assertiva e efetiva junto aos colaboradores e gestores fortalecendo assim, a construção de bons resultados, mesmo sob pressão.

1.2  Justificativa

O procedimento investigativo justifica-se pela grande relevância do processo comunicativo exitoso, para o alcance de metas dentro das empresas. Na atualidade, diferentes gerações de funcionários convivem no ambiente de trabalho, utilizando linguagens peculiares. Tal fato dificulta a compreensão de muitos discursos. Acredita-se, portanto, como importante oferecer possibilidade de melhor entendimento entre os indivíduos por meio da utilização de um código linguístico comum a todos, que apresente características da comunicação assertiva.

  1. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

  • Analisar como é possível desenvolver a comunicação assertiva, entre os colaboradores do setor de trabalho.

2.2. Objetivos Específicos

  • Desenvolver a comunicação assertiva.
  • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
  • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
  • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de

        comunicação.

2.3. Organização do Trabalho

O presente trabalho está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo foi apresentado o tema que irá ser debatido e qual a justificativa da escolha, seguido da classificação de seus objetivos e organização do trabalho.

No segundo capítulo foram apresentados os objetivos para desenvolver uma melhor comunicação.

No terceiro capítulo foi exposto o referencial teórico com o objetivo de valorizar o trabalho.

No quarto capítulo foi apresentada a metodologia do trabalho.

No quinto capítulo foram relatadas as considerações finais sobre o trabalho realizado.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1.  A importância da comunicação interpessoal assertiva

A forma como os funcionários interagem uns com os outros define aquilo que é comumente referido como a "cultura" da organização. Práticas culturais específicas são geralmente adotadas porque produzem conseqüências benéficas para o     grupo que as pratica (Glenn, 1988).

         A comunicação assertiva tem grande importância principalmente no ambiente de trabalho, o comportamento de cada funcionário contribui de alguma maneira para o produto final no serviço prestado pela empresa.

        Quando se propõe uma mudança cultural (mudança em alguns dos comportamentos de funcionários) é preciso ter clara a ligação entre as mudanças propostas e as conseqüências que essas trarão para a empresa. Quando um funcionário aponta os erros de um outro de forma agressiva, é provável que tal comentário gere uma reação emocional negativa naquele que recebe a informação. Tal reação emocional pode diminuir a probabilidade da informação sobre o desempenho (feedback) alterar o comportamento de quem a recebeu. Assim, a forma como os funcionários interagem uns com os outros é extremamente importante já que afeta diretamente como informações são recebidas e possivelmente interpretadas (Solomon, Brehony,Rothblum, & Kelly, 1983). A sociedade produz muitos textos, porém, se comunica muito pouco.

 “A comunicação é um sistema aberto (sic) é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, ingredientes que vitalizam o processo...”. Torquatto (1986).

Entretanto, embora a teoria da comunicação objetive muito a comunicação clara e eficiente, percebe-se que:

O grande desafio da comunicação na sociedade moderna é se fazer ouvir em meio a tanto barulho. Cotidianamente, cada pessoa é bombardeada por milhões de informações e estímulos. Diante da impossibilidade de processar e reter todas as informações, a mente humana tende a simplificar o que é recebido, aceitando apenas aquilo que lhe interessa.” (FALCÃO, GRANDI, MARINS.,1992, p. 61)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com