TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania Cultural

Por:   •  16/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Cidadania Cultural

Alunos:         Everton Strambeque                Publicidade e Propaganda
                Debora Vilas Boas                        Jornalismo

O ser humano é por definição multicultural. Detentor de conhecimentos, práticas e vivências obtidas por decorrência do tempo e da necessidade. Absorvemos e exteriorizamos cultura. Sendo assim, a cultura em si compreende diversos e inúmeros significados e formas. Por necessidade, é fundamental um espaço fértil para produção e principalmente vivência dos aspectos culturais, “uma semente certamente morrerá se estiver a esmo, sozinha e em solo árido”. Seguindo a analogia, a cidadania cultural pode ser definida como o próprio solo onde a semente se encontra, a água que a hidrata e as outras plantas que a cercam. O direito a cidadania plena, onde se contemplam os direitos e deveres contidos na constituição vigente, abrange também o do direito cultural.

Em um cenário democrático, a defesa das formas culturais dos diversos grupos existentes, é a própria definição e expressão de cidadania. Assim o governo deve possuir dispositivos que garantam a livre manifestação e vivência dessas práticas culturais. E para que isso ocorra de forma igualitária é imprescindível que os grupos, sejam eles minorias ou não, estejam representados, e principalmente ouvidos a cerca das necessidades que possuem. A inclusão e participação dos indivíduos culturalmente diferentes devem ser estimulados afim de desenvolver a cidadania plena geral e o bem comum do toda a sociedade.

A cidadania cultural baseia- se na igualdade liberal, no valor do indivíduo e não do grupo à qual ele pertence, por isso, mesmo com as reformulações, os problemas relacionados à tensão entre os direitos do grupo e os direitos do indivíduo frente a sociedade persistem. Através da cidadania é possível, aprender a respeitar as culturas, respeitando assim os direitos civis, políticos e sociais de outras culturas. É certo que todos temos diferenças, cada indivíduo possui suas particularidades, assim como os sais e minerais da terra são diferentes entre si. Mas estando juntos, essas diferenças são o que fazem desenvolver as plantas, criar suas raízes e seus frutos, que posteriormente passam a fazer parte da mesma terra, contribuindo para o crescimento de novas árvores e frutos. Exercer a “cidadania cultural” é principalmente incluir e estimular os indivíduos diferentes a participar e contribuir na sociedade, assim produzindo raízes e novos frutos que serão compartilhados por toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com