TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Interpessoal

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

DIFERENÇAS ENTRE CHEFE E LÍDER

As principais diferenças entre Líder e Chefe são:

A essência (palavra-chave) do chefe é COMANDO, enquanto a do Líder é INFLUÊNCIA (= persuasão, a capacidade de fazer com que as pessoas façam o que deve ser feito sem se sentirem comandas. Isso porque elas “compram o horizonte”, o caminho proposto pelo Líder). Enquanto a autoridade do Chefe geralmente é dada pelo seu CARGO, pelo “chachá”, a autoridade do Líder é CONQUISTADA. O Chefe geralmente não é admirado (nós o “engolimos” , não é mesmo?), enquanto o Líder o é. A legitimidade do líder se dá pela CONFIANÇA, que é baseada em 2 piares:

  1. o fato de ele apresentar excelência tanto no lidar com pessoas (capacidade de influência, educação) como no atingimento de resultados (o líder que não atinge resultados vira o “gente boa” apenas);
  2. o fato de haver igualdade entre discurso e prática, e aí reside a ética do líder: em sua coerência, em ele fazer o que ele prega, em ele ser o exemplo. – e, assim, inspirar.

Outra diferença: ao contrário do Chefe (que costuma culpar a equipe quando resultados são negativos e se “vangloriar” quando os resultados são positivos), o Líder “chama para si” e para todos tanto os sucessos quanto os fracassos!

O desafio de um líder é equilibrar, constantemente, os dois lados importantes de uma balança: o foco em pessoas – soft skills (influenciando e comunicando com eficácia; conhecendo a fundo cada membro de sua equipe; treinando e desenvolvendo pessoas – é o famoso líder-coach; dando feedback constante; elogiando; gerenciando conflitos e mudanças) e o foco em resultados – hard skills (planejamento;  monitoramento  e  controle;  atingimento  de  metas  e


resultados;  gestão   do   desempenho...)   Isso   é   o   que denominamos

“pêndulo da liderança”.

“Todo Líder é Chefe... mas nem todo Chefe é Líder!”

COMUNICAÇÃO

INTERPESSOAL

DE

SUCESSO

(gerando

empatia e rapport)          MUITO  IMPORTANTE,  rever  os 6 slides sobre o tema, e suas anotações[pic 2]

[pic 3]

DE

PROJETOS

COM

A

EQUIPE

  rever filme GOL (case visto em

sala de aula): https://www.youtube.com/watch?v=vQnOMY98fGg[pic 4]

  • Você está passando, em sua comunicação, uma visão sistêmica ou fragmentada? Em outras palavras, você está passando o GRANDE OBJETIVO ou as GRANDES METAS para seus colaboradores (o NORTE, ou o GRANDE PROPÓSITO DE UMA EQUIPE)?
  • Você está presumindo que INFORMAR é COMUNICAR? Você tem CHECADO o ENTENDIMENTO das pessoas quanto às metas? (realização, no processo de comunicação, de “checagem do entendimento”, que é responsabilidade de todo Hestor)
  • Além de elas compreenderem as metas, suas pessoas estão COMPRANDO (emocionalmente) as suas metas (e assim se comprometendo com elas?) Sua comunicação é motivadora a ponto de gerar engajamento?
  • Na sua comunicação, as pessoas compreendem exatamente O QUE DEVEM FAZER de suas BAIAS DE TRABALHO (suas tarefas),  dia após dia, para atingirem as GRANDES METAS DA EMPRESA? Você senta com elas para fazer o que denominados “cascateamento” ou desdobramento das grandes metas?

COMO        REALIZAR        APRESENTAÇÕES        EMPRESARIAIS        DE[pic 5]

SUCESSO:        (veja        mais        sobre        o        assunto        ao        longo        deste roteiro, mais pra frente)[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com