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A Comunicação e Design

Por:   •  12/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

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1 - Para falar sobre o design gráfico e o Modernismo, é preciso citar a grande ruptura que estava acontecendo no início do século XX. As vanguardas artísticas estavam sofrendo grande impacto da industrialização e isso afetava não apenas os meios de produção, mas as formas de expressão, das relações sociais e culturais. O design moderno tem seu início marcado por novas influências e pela padronização e redução de seus elementos visuais, a sua estrutura teórica está consolidada nos trabalhos feitos pela Bauhaus, na época conhecida como Ofícios de Weimar. Nessa estrutura, a escola propõe uma abordagem mais racional dos elementos gráficos, onde uma forma simples ganha mais espaço e os projetos de comunicação visual ganham vida partindo de um estilo gráfico próprio dos designers da escola. Com a Bauhaus, os estudos sobre design gráfico ganham um suporte não somente prático, mas também teórico e se tornam como base para a evolução do design gráfico e da comunicação gráfica, o chamado design pós-moderno.

2 - Comparando o posicionamento da Bauhaus em Weimar e Dessau, pode-se dizer que: em Weimar, a escola era muito artesanal e artística, por isso, a maioria de seus professores eram pintores e artesãos. Basicamente, os seminários dados se alternavam entre artesanato e saberes mais técnicos, com o objetivo de gerar uma arte adaptada às necessidades da sociedade pós-guerra, as ideias também eram muito mais livres e eram concretizadas com materiais de fácil acesso, já que a época era caracterizada pela grande depressão. Weimar, por ser uma cidade muito conservadora, não aceitava o fato das salas de aula de Bauhaus terem mulheres e estrangeiros como estudantes. Além desses fatores, a escola ficava muito próxima a um campo de concentração nazista e acabou se tornando um lugar com muitos conflitos por conta da representação política que a escola tinha, que era de uma política aberta, democrática e socialista. Para os nazistas, isso é uma grande infração. Por conta desses fatos, a escola acabou se mudando para Dessau, que era uma cidade muito mais estruturada e evoluída. Lá, por conta da industrialização, os ferros já estavam substituindo a madeira. Gropius tomou essa mudança como uma oportunidade para construir uma escola que refletisse suas esperanças quanto à educação da Bauhaus, assim nasceu a Bauhaus em Dessau, uma junção de arquitetura, arte, design industrial, tipografia, design gráfico e design de interiores.

A atuação dos 3 diferentes diretores também é caracterizada pelo fator político do momento. O primeiro diretor, Gropius, assumiu o cargo ainda em Weimar e essa etapa teve como principal objetivo a aproximação da indústria e da produção em série, já que o diretor era um arquiteto renomado. Em 1928, já cansado com o avanço da extrema direita, Gropius sai da direção e dá o cargo para Hannes Meyer, que também era arquiteto. Com essa virada, o departamento de arquitetura assume papel principal da escola, ela deixa de ser somente uma escola de arte e se torna um local de produção.

Novamente, por motivos políticos, Meyer é substituído por Mies van der Rohe (em 1930), que também era arquiteto e deu continuidade ao trabalho que estava sendo feito antes. Em 1932, após a derrota social-democrata, a Bauhaus foi forçada novamente a deixar sua sede e acabou indo para Berlim, como um instituto privado. Mesmo

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