TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação nas organizações: Dos fluxos lineares às dimensões humana e estratégica

Por:   •  22/9/2018  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA

Campus Avançado de Varginha

Título: A comunicação nas organizações: dos fluxos lineares às dimensões humana e estratégica

No capítulo "A comunicação nas organizações: dos fluxos lineares às dimensões humana e estratégica", Kunsch (2016) têm como objetivo pensar a comunicação nas organizações no contexto socioeconômico mais amplo, refletir sobre o poder da comunicação na sociedade contemporânea e na era digital, analisar o poder das organizações e suas responsabilidades públicas no âmbito do sistema social global, além de tentar compreender a abrangência e a complexidade da comunicação organizacional e considerar suas dimensões instrumental, humana, cultural e estratégica.

Através de métodos de pesquisas, práticas e seus conhecimentos, a autora expõe o seu ponto de vista se tratando sobre a comunicação no mundo contemporâneo. Ela argumenta com base em afirmações de outros artigos a sua visão e consequentemente, expõe suas conclusões nesse capítulo.

Segundo a autora, a comunicação deve ser considerada um processo social básico e um fenômeno presente na sociedade, sendo então compreendido como um poder transversal que passa por todo o sistema social global, incluindo nesse campo as organizações. Se tratando sobre o contexto socioeconômico no mundo atual, diante da era digital e do poder da informação e da comunicação, a mesma diz ser necessárias novas abordagens diante a violências, desigualdades sociais, direitos humanos, alfabetização digital, multiculturalismo e novas competências. Pode-se dizer que as tecnologias da informação e da comunicação estão revolucionando a sociedade e o seu modo de vida. As redes sociais é um excelente exemplo que pode ser citado para classificar essa afirmação.

Outro aspecto citado por ela em que deve ser considerado é o poder das organizações ao se exercerem na sociedade e os novos desafios colocados diante delas. Seu isolamento do mundo corporativo cedeu lugar a um novo modo de pensar (que antes era visto como lucro a qualquer preço). Um exemplo desse isolamento deve-se ao fato de que alguns monumentos históricos espalhados em diversos países, viraram sedes de grandes instituições financeiras e/ou de empresas multinacionais e transacionais.

Ao debater sobre os conceitos sobre o significado e a abrangência da comunicação organizacional, ela propõe analisa-los em quatro dimensões: instrumental, humana, cultural e estratégica.

[pic 3][pic 4]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA

Campus Avançado de Varginha

Com destaque e prioridade na dimensão humana, e ressaltando que as organizações, os gestores e os responsáveis pela comunicação não devem ficar presos apenas em uma visão pragmática e instrumental da comunicação, a autora argumenta de forma coesa e significativa, expondo sua opinião final de modo simples, porém com altas críticos ao modelo atual da comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (110.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com