TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição Federal de 1988 e a Educação

Por:   •  10/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

NOME

Katiane aparecida Luiz

RA

4252059860

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

Limeira

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Político Educacional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (FABIO DE SOUZA ALVES

Anhanguera Educacional

Limeira

2015

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

De acordo com a analise que temos observado no panorama educacional, e na Constituição federal de 1988, e também em algumas pesquisas, podemos notar que a atual situação de qualidade da educação no Brasil, e a universalização do atendimento escolar e a valorização dos profissionais do ensino estão interligados na Constituição Federal at. 206,208,2014, pois visa valorizar esses profissionais e garante o padrão de qualidade , com o acesso ao ensino obrigatório e gratuito. Mas infelizmente não é assim que acontece na realidade de hoje, porque não tem acontecido isso principalmente por desvalorização quanto aos profissionais , baixa remuneração e as condições de trabalho que temos hoje, acredito que a qualidade tem muito o que melhorar ainda.
Nessa perspectiva destaca- se a questão de que 1,8 milhões de crianças entre 4 e 11 anos estão fora da escola , isso que na ementa constitucional 59 diz que a oferta do Ensino público é gratuita, e tornou-se obrigatória , os governos precisam-se adaptar as novas regras até 2016, mas no meu ponto de vista isso fica quase impossível porque o quantitativo de crianças é muito grande, e como mostra na noticia 12 de outubro para atingir a meta é necessário que mais de mil crianças por dia ingressem na escola. Além disso, temos que pensar , será que tem como colocar tudo isso de aluno nas escolas, e além do mais, ao mesmo tempo qualificar todos profissionais de ensino e reconhecendo seus serviços oferecendo condições para eles trabalharem.
Por fim concluo que, a legislação fala e impõe qualidades para o ensino escolar. Mas porém, não é colocada na prática hoje nas escolas, temos diversos fatores que ainda impedem a garantia do padrão de qualidade. Entretanto um dos pilares para melhoraria da qualidade da educação no país se refere a desvalorização dos profissionais referente a baixa remuneração e quanto as péssimas condições de trabalhos. Contudo se colocassem tudo em prática igual esta nas legislações que diz sobre a valorização dos profissionais, garantia de padrão de qualidade, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, com certeza iria melhorarar e garantir a qualidade de um modo geral na educação.




...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com