TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Brasileira

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica de Goiás;

Shaadynna Rabelo;

Atividade Avaliativa.

  A partir da leitura do texto de Antônio José Guimarães Brito – “Etnicidade, Alteridade e Tolerância” responder as seguintes questões:

  1.  O que significa o termo Etnia? Dê exemplo de uma etnia;

De forma geral significa POVO. Consiste na consciência de um grupo de pessoas que se diferenciam um dos outros. Tal diferença acontece em razão de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos. Ex.: Mulçumanos, Judeus, Japoneses.

  1.  Explique o que é Identidade Contrastiva?

Identidade Contrastiva é uma forma de atualizar a identidade étnica. Consiste então em um processo de confronto e diferenciação.

  1. Escreva o conceito de Fricção Interétnica?

Seria o atrito entre diferentes etnias, culturas, ocasionando a apropriação de práticas, conflitos e junções, tanto negativos quando positivos.

  1. O Texto estudado se refere sobre a exclusão do “outro”; explique por que essa exclusão acontece.

Muitos grupos são formados de costumes, religião e conceitos próprios, e na maioria das vezes quem não se encaixa nos requisitos propostos pelos mesmos, não fazem parte do grupo social o que resulta na exclusão.

  1.  Existe três tipos de genocídio, quais são eles? Explique o entendimento de cada um deles.

Assassinato de membros no grupo, atentado grave a integridade física e mental de membros do grupo, submissão deliberada do grupo a condições de existência que acarretarão a sua destruição física, total ou parcial, medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo e transferência forçada das crianças do grupo para outro.

  1. No item Tolerância e Estado de Direito Pluriétnico, identificar o conceito de Tolerância e destacar a opinião dos autores citados.

Tolerância: O ato de suportar e aceitar. O ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou não se pode impedir.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com