TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura da conquista de jardas avança em território brasileiro

Por:   •  18/4/2018  •  Artigo  •  5.196 Palavras (21 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 21

Futebol Americano e NFL. A cultura da conquista de jardas   avança em território brasileiro

QUARTEZANI, Vitor[1]

                                                     

     MOREIRA, Jussara[2]

RESUMO

O meu artigo visa mostrar como que o futebol americano, um esporte praticado em excelência apenas nos Estados Unidos, alcança cada vez mais adeptos no Brasil, já sendo o segundo maior mercado consumidor do mundo, atrás apenas do próprio local de origem e do México.

Para mostrar isso é importante apresentar todos os aspectos do processo que já estabelecem o esporte entre os preferidos dos brasileiros, apresentando toda a história da introdução do esporte no Brasil, que possui diversas fases totalmente distintas uma da outra; as dificuldades iniciais para que a prática
começasse a se difundir pelo Brasil, adaptando-se as peculiaridades da cultura do esporte nacional; e como que esse crescimento cada vez mais notório, já inicia um processo que impacta em diversos setores, seja ele esportivo como comercial.
Além disso tudo, o artigo mostra que existe um trabalho em execução para que o Futebol Americano comece a ser rentável para suas equipes e praticantes, uma vez que o amadorismo ainda pode ser uma das palavras mais perfeitas para definir a modalidade em território nacional.

Palavras chave: Futebol. NFL. Americano. Esporte

1 INTRODUÇÃO

É interessante notar como que um esporte, que foge dos padrões que a maioria dos brasileiros gosta, conquista cada vez mais adeptos por aqui. Por outro lado, mesmo que surpreenda alguns, a NFL (National Football League) já está presente em terras brasileiras pelo menos a 20 anos, na saudosa Faixa dos Esportes de domingo do canal de TV Bandeirantes.

E eu sou um desses que acompanham desde esse tempo. Portanto, quando dei início a essa pós-graduação, esse tema já veio a minha mente. Mas, assim que comecei a elaborá-lo, não queria ficar preso apenas a mostrar essa história da chegada do esporte. Queria mais. E assim defini esse projeto como a apresentação de um balanço da situação do futebol no pais, apresentando todo o histórico da prática e o atual momento da modalidade no Brasil, que atravessa um momento de consolidação importante para a categoria e seus praticantes.

Todas as linhas desse trabalho nada mais são do que um sonho de uma vida ligada a esse esporte e do sonho de vê-lo cada vez mais forte e presente no Brasil, para que possa ajudar a criar uma cultura esportiva mais abrangente, sem aquela exclusividade voltada ao futebol.

Para que isso saísse do campo das ideias e fosse parar nessas linhas, realizei uma série de pesquisas bibliográficas, acadêmicas, analisei inúmeros vídeos sobre a modalidade, e entrevistas para mostrar tudo que cerca o Futebol Americano no Brasil, seja desde a sua introdução, ainda lá na já distante década de 60 até os dias atuais, na qual a prática do esporte começa a ganhar um destaque maior dentre as modalidades praticadas no país, fora o futebol, claro.

Além disso, ídolos como Joe Montana, Jerry Rice, Steve Young, narradores como Luciano do Valle, Rômulo Mendonça, Everaldo Marques, me impulsionaram, mesmo que indiretamente, a buscar a elaboração desse registro científico em torno da modalidade que eu tanto aprecio e acompanho.

2 - NFL DESEMBARCA NO BRASIL

Quando falamos de NFL e futebol americano no Brasil, pode-se pensar que é um processo novo, de pouco tempo de história. É uma afirmação verdadeira, contudo em partes. É evidente que o status atual que a modalidade alcançou em território brasileiro nos dias atuais era algo inimaginável a algumas décadas atrás, visto que a cultura do brasileiro era ainda mais limitada, por diversos fatores, como conhecimento, alcance limitado das informações e a pouca difusão da TV a cabo e internet.

Porém, o futebol americano em si, foi aos poucos fazendo parte da cultura esportiva do Brasil. Começou de uma maneira bem discreta, em pequenos anúncios em jornais, como aconteceu no dia 13/04/1930, quando o jornal Estado de São Paulo publicou a 1ª ocorrência do esporte em uma publicação brasileira. Na verdade, tratava-se de um anúncio do filme “Jogo Franco”, produzido pela First National Pictures, em uma sessão de cinema exclusiva para a imprensa e convidados, no qual mostrava um pouco mais sobre a modalidade e como ela era praticada.

Já em 1946, o jornal Tribuna Popular do Rio de Janeiro, trouxe a primeira matéria que falava realmente do esporte. Intitulada “Cresce o número de vítimas no futebol americano”, que mostrava o aumento do número de mortes nos Estados Unidos entre os praticantes da modalidade, tanto no esporte universitário quanto no adulto.

Depois disso houve um hiato de informações do esporte, uma vez que o futebol já despertava o interesse de grande parte do brasileiro. Esse cenário só começou a mudar no ano de 1969, quando a TV Tupi, através de um acordo com a sua parceira CBS (Columbia Broadcasting System), rede de TV dos Estados Unidos que enviou umas fitas com trechos de jogos da NFL (National Football League) como complemento de um pacote de programas adquiridos pela TV brasileira, que importava os tais VTS como forma de diminuir os custos de sua programação. A primeira partida transmitida no Brasil aconteceu em setembro do mesmo ano, sendo narrado pelo então radialista Walter Silva, que chegou a pedir no ar para que quem conhecesse o esporte entrasse em contato com a TV e pudesse auxiliá-lo nas futuras narrações.

Já uma partida com uma equipe de transmissão completa, com narrador e comentarista, aconteceu ainda em 1969 entre San Francisco 49ers e Chicago Bears, onde Thomas Noonan, assumiu a função de comentar os jogos ao lado de Silva.

Depois dessa inserção inicial, que trouxe bons resultados, mas que durou apenas 18 meses, a NFL só voltou as TV’s do Brasil no final da década de 80 pela Rede Bandeirantes de Televisão, através da iniciativa de Luciano do Valle de trazer os esportes americanos para os brasileiros. Chegaram aqui nessa época os jogos da NBA, a Fórmula Indy e a NFL, que a princípio transmitia apenas as finais de conferência e o Super Bowl, que chegava a ocupar o terceiro lugar de audiência, algo inimaginável na época, perante a falta da cultura do futebol americano por aqui.

Nesse momento podemos marcar como o grande ponto de início para o esporte no país. Tanto que pouco depois, em 1995, já com o começo da TV à cabo no Brasil, tivemos a primeira transmissão simultânea por dois canais diferentes. TV Bandeirantes e a TVA Esportes (canal a cabo que hoje é o conglomerado ESPN) transmitiram a vitória do San Francisco 49ers no Super Bowl XXIX diante da equipe do San Diego Chargers por 49 a 26. Mas, falando exclusivamente de TV a cabo, o primeiro Super Bowl transmitido foi o XXVII em janeiro de 1993 entre Dallas Cowboys e Buffalo Bills.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (639.3 Kb)   docx (454 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com