TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Direção Multicâmera Decupagem e Storyboard

Por:   •  1/4/2023  •  Resenha  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 28/03

Direção Multicâmera

        Decupagem e Storyboard

Mulher

https://www.youtube.com/watch?v=mIzSgM6odkc

Justiceira

https://www.dailymotion.com/video/x4z147j

Suave veneno (escritório Waldomiro)

https://www.youtube.com/watch?v=62C___h8HY4

        - O diretor tem que estar atento a parte técnica. A técnica é mecânica.         Poupar os atores.

        - O diretor determina como uma cena deve ser feita.

        - O diretor dá “cara aos personagens”. O diretor, na escalação do elenco, já         está fazendo boa parte da direção de atores (70% da direção). Em         televisão, uma das funções dos diretores é ir orientando o ator para que          ele chegue ao momento ideal da emoção do personagem.

        - “Nós, na vida cotidiana, enquanto olhamos o que nos cerca, “decupamos         organicamente”. Olhamos o que queremos, fazemos “um filme” do que         está acontecendo. (...) É assim que eu também vejo uma cena, ou         programa, ou filme que vou dirigir”  

        - “Logicamente é impossível decupar a novela inteira. Não só pelo ritmo         industrial mas também porque ao usar as quatro câmeras, com três ou         quatro atores, a cena estará decupada por si só.”

  • Definição de multicâmera: Mais de uma câmera gravando simultaneamente uma mesma cena. O cinema costuma usar mais a filmagem com uma única câmera. Isso imprime um sentido de corte diferente para a obra, principalmente se compararmos uma obra dramatúrgica feita na televisão com uma feita para o cinema.  Luiz Fernando Carvalho acredita que o fato da tv ter essa influência muito forte do rádio e jornalismo empobrece a narrativa então sua aposta é no ator. É preciso encontrar  a personagem antes de se encontrar com o corte da cena. É a personagem que determina a posição da câmera. (2 minutos)
  • Diferença entre cinema e tv:  Basicamente de linguagem embora a tv esteja cada vez mais adotando a linguagem do cinema com as séries. No tocante ao processo de produção os dois seguem procedimentos semelhantes. A televisão trabalha mais com o verbo do que com a imagem, temas, tempo de produção, fotografia, planos mais fechados do que mais abertos,  interação da câmera com os atores, enquadramento.(5 minutos)

        Depoimento Fernando Meirelles: TV x Cinema

        https://www.youtube.com/watch?v=Y4mia9ysu84

        Depoimento Tadeu Jungle: linguagem de Tv

        https://www.youtube.com/watch?v=xU7gKkXndYw

  • A Televisão é pioneira na utilização de multicâmera: A televisão foi a pioneira na filmagem multicâmera.  Aquela que é considerada a primeira filmagem multicâmera é o programa de televisão. “I Love Lucy”, de 1950. No Brasil o uso de multicâmeras se inicia com os teleteatros.

         

        I Love Lucy (Dublado)

         https://www.youtube.com/watch?v=-F1-OdXYoLE

        Alô Doçura (1953) 

        https://www.youtube.com/watch?v=vEh7J7hQ4c4

  • A televisão teve forte impacto no uso de multicâmeras pois em primeiro lugar era transmitida ao vivo na transmissão dos teleteatros, o que obrigava o uso de mais de uma câmera para a filmagem em diferentes ângulos de uma mesma situação. Em segundo, porque quando a televisão passou a fazer transmissão diária de seus programas, com programas exibidos regularmente, a filmagem multicâmera se oferecia como o sistema mais adequado para economizar tempo. (1 minuto)

  • Multicâmeras em Novelas:  Pré: Adota um ponto de vista sobre a história / Pensar em sequências / identificar os pontos-chave / Fazer uma lista de planos ou storyboard / preparação com atores. Gravação: marcação de câmera (feito antes de chegar ao stúdio) e som / Marcação de cena com os atores. Em novela se filma muito em planos fechados. Os cortes são conduzidos pela narrativa dos diálogos, uma influência do rádio. Isso tem mudado. A Avenida Brasil foi um marco nesse sentido. (5 minutos / Mostrar figuras)

        Diagrama multicâmera em novela

        Figura 1

        

        Distribuição de câmeras

        Figura 2

        Switcher gravação novela

        Figura 3

        Cena Avenida Brasil -2012 (09:40 até 10:57 / 1 minuto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (198.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com