TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escuta Ativa Na Comunicação

Por:   •  9/6/2020  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

ESCUTA ATIVA

A escuta ativa é uma das ferramentas mais poderosa da comunicação e umas das principias utilizadas na mediação. Ela consiste em escutar de modo imparcial, em outras palavras é quando uma pessoa, se coloca para conversar com a outra, entendendo aquilo que está sendo dito, sem que haja interferências pessoas. É muito importante que o ouvinte busque compreender o que realmente está sendo dito, quais as intenções, as preocupações, observar as expressões corporais, enfim, observar toda a linguagem verbal e corporal que o interlocutor expressa.

Existem três passos fundamentais para ter uma boa escuta ativa. Ouvir, Compreender e Interpretar, pois é através desses passos que conseguiremos realizar uma reflexão imparcial e uma aceitação total naquilo que a pessoa está dizendo. A mediação é um método de solucionar os conflitos entre as partes. O mediador é um facilitador da comunicação entre eles, ele (o mediador) não julga, não dá conselhos, é imparcial, ele utiliza técnicas para estimular as partes a resolver seus conflitos.

São vários os benefícios que a escuta ativa traz, por exemplo: Desenvolve a empatia, se colocando no lugar do outro, diminui o conflito, como houve o aumento da empatia, há a diminuição dos conflitos. No ambiente de trabalho, a escuta ativa pode trazer mais benefícios ainda como promover os relacionamentos interpessoais, otimização do tempo, desenvolve uma comunicação eficaz, entre outros.

Assim, a escuta ativa é uma das técnicas mais utilizadas durante a mediação e uma das ferramentas mais importantes na comunicação.

REFERENCIAS

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA – ICOM FLORIPA, Disponível em: http://www.icomfloripa.org.br/wp-content/uploads/2016/03/Comunicac%CC%A7a%CC%83o-Na%CC%83o-Violenta.pdf>. Acesso em: 21/04/2020

Rosenberg, Mashall B.. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e Profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA: O Que é, Benefícios e Como Praticar | Marshall Rosenberg, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uofE9CnWDYU>. Acesso em: 21/04/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com