TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escuta ativa

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  5.033 Visualizações

Página 1 de 2

Tema 5: Eu, você, nós: comunicar é preciso

O que é escuta ativa?

A escuta ativa nada mais é do que uma habilidade de comunicação, é uma técnica usada para o ouvinte recptar e compreender o que esta sendo passado.

Fato é que quando você escuta melhor, você se torna mais pro ativo, para poder cumprir todas as taferas designadas, mas para se tornar um ouvinte ativo é necessário alguns requisitos, como prestar atenção, não se destrair, ou seja, quebrar todos os velhos hábitos rotineiros para poder se tornar um ouvinte ativo.

Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

- Primeiramente observar todas as reações emocionais presentes, escutar e compreender a mensagem inteira que seja verbal ou não verbal e por fim, resumir e pontuar o que foi dito pela outra pessoa.

- Observar todas as reações emocionais presentes e toda atenção em relação a comunicação não-Verbal, procurar verificar motivações, interesses, emoções, necessidades valores e crenças.

- Resumir e pontuar o que foi dito pela outra pessoa, dar Feedback para o interlocutor e sempre dar sua opinião sobre o que foi dito, críticas e elogios.

- Escutar ativamente envolve: Sempre evitar julgar os outros fazendo perguntas, buscando sempre informações sobre o outro e procurar sempre dar sua opnião.

Leia e analise a situação-problema. Na sequência, elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

O que acontece no problema, é que observamos nas características citadas acima, quando uma pessoa é escuta ativa, não necessariamente somente entendera com palavras, mas sim gestos, comportamentos, atitudes, tudo isso faz parte de uma boa relação de comunicação.

No problema descrito, Paula é paciente, atenciosa, cordial, e não se afoba, acaba tendo paciência e verificando tudo que Joana quer passar mesmo se expressando de maneira incorreta.

Por fim podemos esclarecer que a escuta ativa não é somente um dialogo, mas sim vários fatores para que a relação de conversa se torne interessante e também seja um bom dialogo, uma ótima conversa, que se ambas as partes se dedicarem um pouco a mais, com certeza a relação acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com