TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCUTA ATIVA E ACOLHIMENTO DE TRANSEUNTES E MORADORES DE RUA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Por:   •  2/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]FACULDADE ALIS ITABIRITO[pic 2]

PROJETO DE EXTENSÃO DIVÃ NA PRAÇA:

ESCUTA ATIVA E ACOLHIMENTO DE TRANSEUNTES E MORADORES DE RUA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

[pic 3]

                                           Itabirito

                                             2022

[pic 4]FACULDADE ALIS ITABIRITO[pic 5]

Rosémere Aparecida da Silva

RELATO DA EXPERIENCIAÇÃO EM ESTÁGIO PSICOLÓGICO OBRIGATÓRIO SOB O OLHAR PSICANALÍTICO

Artigo apresentado à disciplina Estágio Supervisionado Específico III - 10º período de Psicologia da Faculdade ALIS de Itabirito. Prof.ª. Marcela Santos.

[pic 6]

                                           Itabirito

                                             2022

ESTUDO DE CASO CLINICO DE HOMOSEXUALIDADE MASCULINA SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar sob a ótica da Teoria Psicanalítica, um caso clínico de homossexualidade masculina, atendido durante o Estágio Supervisionado Específico - III, no Curso de Psicologia da Faculdade Alis de Itabirito ministrados pela professora Marcela santos. O caso descrito se refere ao jovem M. (nome fictício) de 21 anos, atendido no Serviço de Plantão psicológico. Utilizaremos a escuta ativa e o acolhimento que nos permitem introduzir um olhar para a subjetividade e alteridade do sujeito, promovendo e fortalecendo acessibilidade aos serviços de saúde mental de cuidados em promoção de saúde.

Palavras chaves: Psicanálise. Escuta ativa. Acolhimento. Homossexualidade.Subjetividade.

1. INTRODUÇÃO

           Dentro da proposta da disciplina “Experiência aplicada em Psicoterapia A”, os alunos no 9º e 10º período do Curso de Psicologia da Faculdade ALIS de Itabirito foram convidados a praticar a escuta ativa e o acolhimento em territórios indicados pelos mesmos, O presente trabalho foi realizado em duas datas: 30 de abril e 21 de maio de 2022, no horário das 8h às 12h.

         

           Buscou-se a presença dos alunos em locais em que eles poderiam estar à disposição dos transeuntes, sem nenhum tipo de coerção, mas a disponibilidade para o contato espontâneo.

        

             Entre as propostas de locais, sugeriu-se o Terminal Turístico de Mariana, localizado na Praça Tancredo Neves, no centro da cidade histórica de Mariana-MG. A técnica utilizada será a da escuta ativa em situação de acolhimento. A escuta ativa é uma marca de todas as correntes da Psicologia. Significa uma escuta que é isenta de julgamentos, que permite a expressão do outro, respeitando suas idiossincrasias e que evita a intervenção desnecessária e meramente opinativa.

           

              O projeto de extensão Divã na Praça objetivou contribuir para a sistematização de formas de intervenções clínicas específicas com um grupo de pessoas que moram e transitam na localidade, que apresentam nos relatos diversas manifestações de sofrimento psíquico e ético-político. O sofrimento ético-político seria a dor de ser tratado como subalterno, visto com descrédito pela sociedade, ser alvo de humilhações e desqualificações (SAWAIA, 2011). A professora e os alunos participantes tiveram como diretriz a democratização do acesso da população a um acolhimento psicológico, fortalecendo a rede de saúde mental e de cuidados em promoção de saúde. Foi oferecido um espaço de escuta e expressão de sentimentos para pessoas com trajetória de rua e transeuntes, que trazem uma problemática relacionada ao uso e abuso de álcool e drogas, bem como um histórico de vínculos familiares e sociais destroçados. Trata-se de um acolhimento que, como tal, visa oferecer uma oportunidade para que a pessoa se expresse, em um ambiente que propicie segurança para que ela expresse, conforme se sentir à vontade. O acolhimento terapêutico é um momento de oferta de um destino a uma narrativa. É um local de fala desejado por muitos que são silenciados em sua dinâmica social. Já se tornou lugar comum que um acolhimento eficaz, por si só, possibilita alívio àquele que necessita falar sem julgamentos.

        

              Ao mesmo tempo, pretende-se oferecer uma oportunidade de esclarecimento sobre os equipamentos públicos oferecidos no Município de modo que a pessoa tenha as informações mínimas sobre como e a quem procurar em face de sua necessidade social. O presente artigo pretende, portanto, relatar esta experiência de extensão.

 MÉTODO

          Com base em tais objetivos, optou-se por uma pesquisa qualitativa que possibilita a leitura da realidade, pois, segundo Chizzotti (1995, p.79), A abordagem qualitativa parte do fundamento de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O conhecimento não se reduz a um rol de dados isolados, conectados por uma teoria explicativa; o sujeito-observador é parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes um significado. O objeto não é um dado inerte e neutro, está possuído de significados e relações que sujeitos concretos criam em suas ações.

 A pesquisa de campo foi realizada no Terminal Turístico de Mariana. Segundo Gonsalves (2001, p.67), A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto. Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre, ou ocorreu e reunir um conjunto de informações a serem documentadas [...].

A definição dos sujeitos da pesquisa foi realizada mediante a da proposta da disciplina “Experiência aplicada em Psicoterapia A, os alunos no 9º e 10º período do Curso de Psicologia da Faculdade ALIS de Itabirito foram convidados a praticar a escuta ativa e o acolhimento em territórios indicados pelos mesmos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com