TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Por:   •  18/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 7

     

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV

JULIE MOTTA GARGITTER

ELEMENTOS DO MARKETING – T10

HARVARD CASE

30/07/2022

     

Questão 1

Os fatores externos não são controláveis, comparando com os internos que são. Mas podem ser monitorados. Isso pode ajudar a prever tendências para que as organizações se adaptem para mudanças.

Ambiente econômico

Se refere à economia onde a empresa está inserida e os consumidores. A Airbnb é uma empresa inovadora onde permite que os donos da residência coloquem sua casa ou quarto para alugar para outras pessoas que estejam de passagem em algum dos 191 países.

Por conta da pandemia a Airbnb esteve prestes a perder tudo, colocou a startup em um dos seus maiores desafios por conta das quarentenas que enfrentamos, houveram reduções de custos com quase 25% de demissões, gastos com marketing, entre outros. Ela ainda está se recuperando da crise que o corona vírus gerou.

Porém, antes da pandemia a plataforma tem impacto direto na economia local de alguma cidade. Em São Paulo e Rio de Janeiro cerca de 725 milhões foram movimentados.

Ambiente demográfico

É o estudo da população em todos níveis, levando em conta o tamanho, localização, sexo, raça, densidade, ocupação e etc. Tais informações são de extrema importância para saber com que tipo de público estamos lidando para desenvolver estratégias de marketing assertivas para o público alvo, além de identificar novas oportunidades de mercado.

O ambiente de mercado da Airbnb é muito variado, composto por público de diversos perfis segundo os próprios donos da startup, sendo que a maior parte são turistas a procura de melhores preços e estadias de curta duração.

Ambiente natural

São as crenças e valores que a empresa tem, é necessário a organização estar atenta a adaptação as suas campanhas de marketing em realção as especificações culturais de cada grupo. O Brasil é um ambiente favorável para a empresa estudada porque é um local onde as pessoas são receptivas e calorosas.

Ambiente de renda

A análise de distribuição de renda das classes sociais para verificar qual a melhor forma de oferecer um produto e serviços para um certo nicho. No caso do Airbnb cerca de 53% dos anfitriões brasileiros desejam alugar para obter uma renda extra.

Questão 2

O SIM (Sistema da informação de Marketing), é um sistema que envolve processos, pessoas e equipamentos, onde a finalidade é coletar, analisar e selecionar informações para os responsáveis do marketing possam tomar decisões.

Explicando melhor, são os dados internos e externos que serão analisados pelo gestor de marketing para ser mais assertivo com suas ideias. O Airbnbo uso da IA (Inteligência Artificial), ela faz a verificação da identidade de seus usuários, se corresponde a sua identidade com documento, buscando envolvimentos com crimes, e o perfil. Essas informações serão cruzadas e é feito um cálculo de compatibilidade entre o hóspede e o anfitrião. A startup tem uma equipe especializada em coletar novos nichos de mercado onde se encontra o público alvo.

O planejamento e o questionário para o Airbnb será dividido em 2 partes: Analise de perfil e participações de mercado. Para definir o planejamento estratégico de marketing da empresa é necessário a análise de perfil do público alvo, além de ações de vendas, promoções e desenvolvimento de novos produtos. É importante saber: sexo, idade, se já utilizou o app, quantas pessoas moram no local, perfil dessas pessoas, se a casa é própria e renda por pessoas.

No mundo que vivemos hoje é importante estarmos preparados para se adaptar a mudanças e ser inovador, oferecendo novos produtos e serviços. Portanto, pesquisas recorrentes são importantes para fazer novos lançamentos e se atualizar perante ao público. Para implementar esta ação de pesquisa indico mostrarem fotos, vídeos e até mesmo alguma experiência 3D onde o entrevistado possa indicar suas preferências, o que não gostou, se conhece um produto melhor que o Airbnb, questões relacionadas a faixa de preço, além disso algum programe onde tenha uma ligação direta de comunicação com que os pesquisadores possam ver os feedbacks sobre melhorias no app e em outros recursos após a experiência do locatário/anfitrião, para proporcionar melhores experiências.

Questão 3

Produto, Preço, Praça e Promoção são os 4Ps do marketing, um famoso conceito que resume os 4 pilares básicos de estratégias. A ideia é estudar cada um deles, planejar e executar ações que considerem suas especificidades para que a empresa fique mais próxima dos objetivos de divulgação, modo de vender e a autoridade da marca. Abaixo vamos analisar os 4Ps da startup Airbnb.

Produto

O Airbnb é uma plataforma B2B onde oferece aos anfitriões onde faz a proposta “ganhar dinheiro para financiar suas próprias paixões”e tem uma variedade de serviços. Para viajantes, é oferecido acomodações que sejam perfeitas para cada um, devido a quantidade de diversidade de ofertas, como casas de família, quartos em albergues, quartos de hotel ou até mesmo experiências de viagem como aulas de culinária, mergulhos, experiências típicas do local.

Preço

A receita do Airbnb é gerada cobrando taxas de serviço dos anfitriões. Não é cobrado nada dos viajantes, então é cobrado uma taxa de aproximadamente 3% em cada reserva independente  do tipo, se é anfitrião único ou co-anfitrião. Assim que todas as transações são tratadas na plataforma, o valor é transferido para o anfitrião 24h após o check-in do viajante. Tanto os hóspedes quanto donos da casa possuem políticas de cancelamento para os respectivos reembolsos.

Praça

Tudo começou em San Francisco em 2007, onde surgiu a ideia e os proprietários transformaram sua sala de estar em “hotel”. A ideia cresceu e se transformou em um site que oferecia estadias de curto prazo para quem queria gastar menos do que em hotéis. Em 2009, o negócio expandiu para outras propriedades tendo a possibilidade de alugar casa inteiras, apenas quartos, castelos, barcos  e oferecer experiências. Hoje em dia o Airbnb pode ser acessa por qualquer pessoa em mais de 191 países via web ou app.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com