TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Arte Retórica e Oratória em Ensino de Alunos e Profissionais Jurídicos

Pesquisas Acadêmicas: A Importância da Arte Retórica e Oratória em Ensino de Alunos e Profissionais Jurídicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo: O projeto de pesquisa versa sobre a problemática enfrentada pelos cursos de Direito no Brasil, especificamente sobre a qualidade na formação discente no que tange a retórica e oratória. Diante do grande numero de pessoas colocadas no mercado de trabalho anualmente é evidente que se deva buscar a capacitação plena, principalmente aperfeiçoar a técnica da argumentação jurídica, pois é de suma importância que os profissionais adquiram esse diferencial por estarem atuando em uma área de tamanha competitividade. Aos estudantes e operadores do Direito é extremamente importante o domínio da boa comunicação vez que necessitam do controle da fala para convencer, persuadir e influenciar pessoas, pois as palavras concretizam os fatos e a fala motiva o que se pretende produzir.

Palavras chaves: Estudante. Retórica. Oratória. Direito. Profissionais

1.Introdução:

O presente estudo é pautado na compreensão da importância da retórica e oratória na formação dos estudantes e profissionais do Direito. A retórica e a oratória são primordiais para a capacitação plena dos estudantes e profissionais do Direito, sendo fundamental que esses conceitos sejam introduzidos nas grades da graduação do curso de Direito.

Aos profissionais da área, saber o que falar importa sentidos muito mais avançados do que apenas falar bem. Inclui o poder de influenciar com ideias, argumentar com firmeza e dominar a arte da persuasão mesmo com o público diversificado.

A argumentação e o ato de bem falar são fatores cruciais para o exercício de qualquer função na área do Direito e estão diretamente ligados ao sucesso ou insucesso da carreira escolhida.

Sendo assim, o presente artigo visa compreender a problemática do ensino jurídico brasileiro, pois a comunicação em todas as suas formas é fundamental para todas as carreiras principalmente a quem opera na área jurídica.

2. Questão de investigação:

Por que é importante que o estudante ou profissional do Direito domine a retórica e a oratória?

Para que o estudante e o profissional do Direito se destaquem tanto na área acadêmica, apresentando seminários, palestrando quanto lidando diretamente como seus clientes é fundamental que estes dominem as técnicas de argumentação e da oratória.

3. Objetivos:

• Reconhecer a importância da retórica em qualquer área e demonstrar técnicas da argumentação desde as entrevistas de empregos à emoção persuasiva;

• Analisar a eficácia da retórica e oratória;

• Abordar a necessidade do conhecimento prévio da língua.

4. Relevância do estudo:

Mostrar aos alunos que ter uma boa argumentação e se expressar bem infuencia, não só na formação mas também no exercício da profissão.

5. Hipótese:

O problema pode ser solucionado com a formação e capacitação de novos professores de oratória e na inserção do curso específico nas grades curriculares da graduação em Direito.

6. Metodologia:

O projeto de pesquisa foi elaborado pela equipe através de pesquisa em livros, artigos científicos, sites e blogs na internet acerca do tema proposto.

7. Referencial Teórico:

• Retórica

A Retórica, pode ser descrita como a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva. É uma ciência ( no sentido de um estudo estruturado) e uma arte ( no sentido de uma prática, com técnica). Consiste em usar bem as palavras no sentido mais estrito que é voltado para o convencimento. Se refere a como usamos a comunicação, independente de ter público ou não. Então, pode-se dizer que aquele que usa da retórica, ainda que não se dirija a algum público ao vivo, pode demonstrar uma grande habilidade com as palavras.

• Oratória

A oratória se refere a um tipo específico de comunicação, aquela feita diante de algum público, seja ele qual for. Tem público e tem alguém para falar diante dele, é oratória. Significa falar bem em público. Para a oratória é importante o conhecimento da técnica. O orador vai demonstrar conhecimento do assunto, ordenação das ideias, começo, meio e fim na exposição, uso adequado da voz, das palavras e do gesto, empatia e capacidade de manter a atenção do público.

Para a retórica, é necessário fundamentalmente o recurso das ideias e da capacidade de persuadir pelas palavras. Um bom orador, poderá ser também um bom retórico. Juntando as duas técnicas, podemos obter uma boa tese argumentativa.

Seguindo nosso presente estudo, no qual utilizamos como uma das fontes, o livro arte retórica e arte poética de Aristóteles, utilizaremos uma definição de Retórica segundo o filósofo: "Retórica é a faculdade de considerar, para cada questão, o que pode ser apropriado para persuadir.

• Qual a sua função ?

A retórica inclui o poder de influenciar com ideias próprias outras pessoas para divulgar a tese defendida face uma situação de fato. Nesse sentido, podemos citar Perelman:

Toda argumentação visa, de fato, a uma mudança na cabeça dos ouvintes, trate-se de modificar as próprias teses às quias aderem ou simplesmente a intensidade dessa adesão, medida pelas consequências posteriores que ela tende a produzir na ação... (PERELMAN, 1999, P. 304)

• Formação dos profissionais com o domínio da retórica e da oratória

É de extrema importância ao profissional do Direito o domínio da comunicação em todos os seus níveis, vez que a exteriorização do que aprendeu e da análise crítica sobre as situações fáticas serem de grande significância, pois quando exteriorizadas com eficiência contribuem no poder de convencimento, persuasão e influência de pessoas.

Se faz necessária uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com