TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realidade do Povo Brasileiro

Por:   •  12/10/2016  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 3

A realidade do povo Brasileiro

Toda essa cultura brasileira é de natureza rica, pois traz desde o processo de colonização, uma vasta diversidade cultural, juntando indígena, europeu e africano no processo de colonização. Todavia, esse conjunto, ao se espalhar por todo o território nacional, em épocas distintas, diluiu-se, resultando na "existência de vários países em um". O processo de ocupação brasileira foi feita pelos portugueses, que causou em um grande prejuízo ecológico, devido a grande exploração em busca de território, considerando que há pouco tempo atrás o homem explorava para fins comerciais sem se importar com a natureza.

Muitas mudanças vêm ocorrendo nas áreas rurais brasileiras, chega a impressionar a população está cada vez mais cedo deixando a zona rural para migrar para grandes centros urbanos, diante disso ocorre aglomeração populacional nos grandes núcleos. Isso por motivo da tecnologia que os grandes produtores usam aumenta ainda mais o desemprego na área agrícola, sendo assim a única maneira de ter uma vida melhor é sair em busca de emprego e estudo nos grandes centros urbanos.

Processo de aglomeração urbana não se limita somente aos aspectos espaciais, pois inclui também elementos socioeconômicos, já que este processo ocorre em bairros com população de baixa renda. Estes resultados reforçam a importância do planejamento urbano, para não acabar causando problemas sociais como desigualdade social, violência, desemprego, o que é resultado desse aglomerado de pessoas vindas muitas vezes da zona rural sem estudo algum, milhões de brasileiros desempregados, a economia tem crescido bastante, porém ainda não é o suficiente para gerar os empregos necessários para o Brasil. À falta de formação educacional e qualificação profissional são fatores que aumenta o desemprego, muitos têm escolhido o trabalho informal, o que é um fator negativo, por não garantir nenhum direito trabalhista.

O défice habitacional do Brasil é muito grande, existem muitas famílias que não possuem condição habitacional adequada, nas médias e grandes cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços, além de ter pessoas morando na rua. E a distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e até mesmo na miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito desigual.  Essa desigualdade social acaba gerando violência, principalmente nas grandes cidades brasileiras, que o índice de desemprego é maior, a falta de leis rigorosas e falta de fiscalização acaba gerando a criminalidade que está cada vez mais presente no cotidiano da população.

Um fator bem preocupante na realidade brasileira é a saúde, que hoje em dia encontrasse em crise, hospitais superlotados, aparelhos quebrados, falta de medicamentos, filas gigantescas para o atendimento, prédios em mal estado de conservação e funcionários em greves, ou até mesmo a falta deles. Esses são os principais problemas dos hospitais e postos de saúde da rede pública. A falta de um governo honesto é uma das causas de todos esses problemas que é uma realidade no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (294.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com