TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE DE MASSA O CONTEXTO DO SURGIMENTO DA SOCIEDADE DE MASSA

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

NOME: Ana Carolina Rodrigues        RA:

Juliana Melo        RA:

Karina Galvão        RA:151290

Larissa de Souza Gonçalves         RA: 151194

Lilian Maiorini        RA:

HABILITAÇÃO: Relações Públicas                                                                    DISCIPLINA: Teoria da Opinião Pública                  PERÍODO: Noturno

A SOCIEDADE DE MASSA

O CONTEXTO  DO SURGIMENTO DA SOCIEDADE DE MASSA

Com o enorme crescimento populacional nas Regiões da Europa, principalmente nas áreas industrializadas, ocorreu o surgimento das cidades e das grandes metrópoles, pois com a industrialização houve uma migração populacional das áreas rurais aos grandes centros urbanos onde se localizavam as novas oportunidades de fonte de renda.

O surgimento da sociedade de massa também foi fundamentado no poder econômico capitalista que surgia na época, com o alto crescimento industrial ligado à nova classe burguesa em ascensão e os valores empregado as demais classes, com uma perpesctiva de consumo e lucratividade.

Esse processo ligado a ideais em formato capitalista burguês impactou diretamente na relação sujeito e sociedade com Estado, pois a burocracia nos meios de convívio urbano e a forma da relação entre o ser individual e as instituições  diminuíram as ações ligadas ao individual que passa a estar sujeito ao julgamento  de entidades ligadas ao conjunto social. Isso contribui para a formação de um pensamento coletivo e fundamentação de uma sociedade de massa.

 

CONCEITO DE SOCIEDADE DE MASSA

EFEITO DA MÍDIA NA SOCIEDADE DE MASSA

Os monopólios de TVs, jornais, rádios, portais de internet e revistas não funcionam de acordo com as necessidades sociais de comunicação e informação pública, mas com os interesses privados da sua publicidade política e empresarial, sempre visando o lucro e a preservação da ordem social capitalista. Após a Segunda Guerra Mundial, as grandes empresas de comunicação formaram-se e fortaleceram-se como gigantescos monopólios.

Para exercer sua influência imperante, a massificação percorre nas diversas relações humanas. Seu alcance vai desde a tenra infância até a terceira idade. As crianças são um alvo privilegiado, elas são a “voz da publicidade no ouvido dos pais” por isso elas já crescem sendo bombardeadas por fortes apelos dos mais diversos meios de comunicação.

A mídia, com seu “domínio carismático”, forma, deforma, comanda e impõe os sonhos, os gostos, os hábitos, pensamentos e dizeres da massa.

A comunicação midiática propicia novas formas de sociabilidade. A mídia veicula e reforça a cultura, nos tempos atuais, de uma ética “indolor”, de desvalorização do outro, que celebra a gratificação imediata de desejos e pulsões.

SOCIEDADE DE MASSA E A TEORIA DA OPINIÃO PÚBLICA

A opinião pública pode ser tratada como um senso comum da sociedade de massa. Esta opinião coletiva pode ser extremamente volátil, a medida que as informações que a fundamentam podem necessariamente ser inverídicas ou desatualizadas da realidade.

À medida que recebemos uma determina notícia, somos estimulados a formar uma imagem conceitual, tratando-a como realidade absoluta. Ou ainda no passado, como no caso das teorias iniciais geradas para se compreender a física do universo, cuja sociedade da época assumia muitas hipóteses como verdade, e muita vezes outorgava o consenso público.

A criação de uma imagem proporciona a obtenção de uma figura pública eximida de suas limitações particulares e íntimas relativas à sua vida privada. Muitas biografias são concebidas com esse intuito, ressaltando-se as grandes realizações de uma personalidade, baseadas em verdades parciais, beirando-se a ficção, em detrimento da personalidade individual.

Como já mencionado, a sociedade de massa é um conjunto de indivíduos essencialmente iguais. Contudo, é composta por pessoas mutuamente desconhecidas, muitas vezes geograficamente separadas e que possuem pouca ou nenhuma possibilidade de agirem ou influenciarem-se. Em outras palavras, não possuem tradições, regras de comportamento ou estrutura organizacional, embora cada indivíduo possa estar sujeito às regras relativas ao seu ambiente local.

Desta forma, as diversas fontes de influência, como símbolos e valores que participam do processo de formação de opinião suplantam as características culturais dos indivíduos da sociedade de massa. Pode-se presumir que o ser humano não age tão somente baseado em conhecimento direto e determinado, mas baseado em imagens criadas por ele ou a ele transmitidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com