TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência em nossa sociedade quanto o surgimento da internet

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Poucos acontecimentos tiveram tanta influência em nossa sociedade quanto o surgimento da internet. Além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma com a qual as pessoas se comunicam, procuram por informações e adquirem conhecimentos, a Internet possibilitou o surgimento de um novo canal de comercialização, chamado e-commerce.

O e-commerce, tanto para os comerciantes tradicionais quanto para os empreendedores da era digital, representa novos desafios e novas oportunidades de se chegar até o cliente de forma rápida, ágil e com um custo sensivelmente menor. Abrange não só comprar e vender eletronicamente, mas também engloba todo o suporte e atendimento ao cliente e a otimização dos processos empresariais intenos da organização.

As aplicações do comércio eletrônico começaram no início dos anos 70 com inovações como a transferência eletrônica de fundos. Entretanto, as aplicações se limitavam a grandes corporações e algumas pequenas empresas arrojadas. Surgiu o intercâmbio eletrônico de dados (EDI) que adicionou outros tipos de processamento de transações e estendeu a participação a todos os setores. A partir da comercialização da Internet e do surgimento da WEB no início dos anos 90, as aplicações de CE se expandiram rapidamente.

O campo do comércio eletrônico é amplo. Existem muitas aplicações de CE, como home banking, lojas virtuais, compra de ações, busca de emprego, leilões, colaboração eletrônica com parceiros de negócios ao redor do mundo e serviços de atendimento ao cliente. A implementação de diversas aplicações de Ce depende de quatro categorias de apoio principais: pessoas, políticas públicas, marketing/publicidade e logística da cadeia de suprimentos. Além disso, existe o suporte a infra-estrutura. O gerenciamento do CE dentro de cada organização coordena as aplicações e a infra-estrutura.

1. TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Uma classificação bastante comum do CE é feita pela natureza da transação ou pelo relacionamento entre os participantes. Os tipos a seguir são aqueles encontrados com maior freqüência.

• Business-to-business(B2B): Comércio eletrônico empresa-empresa.Tipo de CE onde todos os participantes são empresas ou outros tipos de organização. Hoje a maior parte do CE é deste tipo.

• Business-to-consumer(B2C): Comércio eletrônico empresa-consumidor. Tipo de CE que envolve transações de varejo entre empresas e compradores individuais.Esse tipo de CE também é chamado de varejo eletrônico ou e-taiiling.

• Business-to-business-to-consumer(B2BC):Nesta modalidade de CE, uma empresa oferece produtos ou serviços a uma empresa que seja sua cliente,a qual, por sua vez, mantém seus próprios clientes para os quais o serviço ou produto é repassado.

• Consumer-to-business(C2B): Esta categoria envolve,por um lado, indivíduos que utilizam a internet para vender produtos ou serviços a organizações e, por outro, aqueles que procuram vendedores a fim de que ofereçam lances, para obter produtos ou serviços de que necessitam.

• Consumer-to-consumer(C2C): Na categoria consumer-to-consumer os consumidores vendem diretamente uns aos outros. Alguns exemplos são: os indivíduos que vendem imóveis, carros, e outros produtos nos classificados on-line; o anúncio de serviços pessoais pela Internet e a venda de conhecimentos especializados on-line. Diversos sites de venda de leilões também permitem a oferta de bens e objetos. Existe ainda o C2C em que se podem trocar música, vídeo, software e outros produtos digitalizados utilizando teconologia peer-to-peer (P2P).

• Móbile commerce (m-commerce): São as atividades e transações realizadas em ambientes sem fio (móvel). Por se destinar a indivíduos em locais e horários específicos, esse tipo de CE é chamado de comércio baseado na localização (location-based-commerce).

• CE intranegócios (organizacional): A categoria CE intranegócios abrange todas as atividades internas que envolvem a troca de produtos, serviços ou informações entre diferentes unidades e indivíduos de uma organização. As atividades vão desde a venda de produtos corporativos a funcionários até o treinamento on-line ou os projetos de colaboração.

• Business-to-employees(B2E): É uma subcategoria do CE onde são realizadas transações entre a empresa e seus funcionários oferecendo serviços,informações ou produtos aos mesmos.

• Comércio colaborativo (c-commerce): Quando indivíduos ou grupos se comunicam ou colaboram uns com os outros on-line, estão praticando comércio colaborativo.Por exemplo, parceiros de negócios que estejam em locais diferentes podem juntos desenvolver um produto por meio de telas compartilhadas ou criar previsão de demanda de mercado.

• CE nonbusiness: Assim chamado o tipo de CE envolvendo instituições não-comerciais, como as acadêmicas, as sem fins lucrativos, as religiosas, as sociais e as agências do governo, reduzindo suas despesas e aprimorando suas operações e serviços.

• E-government,government-to-citizen (G2C): Quando uma entidade governamental adquire produtos, serviços ou informações de empresas ou de cidadãos, ou ainda quando oferece esses bens a tais empresas e cidadãos.

• Exchange-to-exchange(E2E): Espaço de troca com diversos compradores e vendedores.À medida que aumenta o número de participantes, ocorrem mais trocas.É um sistema formal que estabelece a conexão de trocas.

2. BENEFÍCIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Poucas inovações na história humana abrangem tantos benefícios propiciados as organizações, pessoas físicas e a sociedade quanto o comércio eletrônico (CE). Esses benefícios começaram acontecer, mas aumentarão muito com sua expansão.

2.1 BENEFÍCIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Seus benefícios para as organizações dividem-se em diversas categorias, a saber:

• Expansão do mercado: Uma empresa pode rapidamente obter mais clientes, fornecedores e os melhores parceiros em âmbito nacional e internacional.

• Permite uma melhor interação com seus clientes e com empresas parceiras, possibilitando um melhor gerenciamento do relacionamento com seu cliente, aumentando assim sua fidelidade a empresa.

• Significativa redução de custos: Com o CE as empresas diminuem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com