TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte hoje (arte no século xxi)

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA

A ARTE HOJE

Camila de Oliveira Ferreira

Santa Cruz do Sul

2018

Camila de Oliveira Ferreira

A ARTE HOJE

Trabalho apresentando à Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC, na disciplina de Estética e Cultura Midiática. Administrada pelo professor Bruno Kegler.

Santa Cruz do Sul

2018


INTRODUÇÃO

A arte pode ser citada como uma forma de linguagem e de expressão, que se modifica de acordo com cada época, cada lugar, e tem como função retratar cada momento. Diferente da forma de reprodução da arte antiga, hoje em dia as obras não necessitam ser um objeto material. Uma das características atuais é arte de massa, como por exemplo o cinema, a televisão, os anúncios eletrônicos, entre outros.

O cinema tem papel importante como arte em movimento, tem função social (lazer e cultura) e política, (é crítica e discute ideologias). O teatro por sua vez, deixa de lado todas as regras rígidas, formais e costumes considerados fundamentais por um tempo, como cenários, figurinos, luz e tempo. Já na música cada nota vale por si só, sem distinção de escala ou tonalidade, sem preocupação com a qualidade de som, como altura, intensidade, duração e timbre, podendo ser expressa através de sons naturais ou artificiais. Hoje em dia, também se dá destaque para a dança, que é conhecida como uma expressão corporal, e muitas vezes é até incluída no currículo escolar.


DESENVOLVIMENTO

Artes no século XXI

  • Pintura: A arte moderna como pintura, ganhou atualmente um novo significado, não se precisa mais seguir tendências, nem traços perfeitos, ao contrário disso, as pinturas atuais são muitas vezes cheias de figuras deformadas. Antes, a grande maioria das obras vinha da Europa, já hoje em dia, vem principalmente das Américas e do oriente.

“Ser”, Daniel Melim, 2017.[pic 2]

  • Música: A música talvez, seja uma das artes mais diversas em opiniões, existe para todos os gostos, classes sociais e idades. Talvez a maior diferença entre a música “antiga” e a atual, seja a sua propagação. Antigamente precisávamos comprar um disco, fita ou cd, hoje ainda se vende cd, mas os artistas tem sofrido pela tecnologia, que através da internet e computadores, se consegue copiar e fazer o download facilmente sem pagar nenhum centavo ao autor. A tecnologia também veio para ajudar, já que se pode mais facilmente gravar e criar uma música, razão para qual hoje em dia existem tantos tipos de música. E não poderíamos falar de música, sem citar as tantas artistas mulheres que vem surgindo no cenário musical brasileiro, como Roberta Sá, Maria Gadú, Ana Vilela entre tantas outras.
  • Esculturas: As obras tridimensionais servem como comunicação e aproximação da vida, deixando ao observador espaço para interpretá-la. Assim como a pintura, as esculturas não obedecem mais a linhas e padrões como antigamente. O artista fica livre para criar, com os procedimentos, meios e materiais que desejar.

Monumento a Mihai Eminescu, Romênia

[pic 3]

  • Arquitetura: Uma das características da nova arquitetura, tem sido a busca por elementos essenciais, pela economia de meios e a simplicidade das formas. Não é somente ser minimalista, mas procurar o fundamental em um projeto. 

Coleção Menil / Renzo Piano[pic 4]


Cinema

O cinema antigo era caracterizado por roteiros com início, meio e fim, com finais felizes, fantasia, suspense, felicidade e o encantamento. Os filmes eram gravados sempre em estúdio. Hoje em dia uma das principais mudanças é a “mudança” da filmagem para as ruas, utilização do zoom, a câmera se move dando mais vida e dinamismo às cenas, tornando o cinema mais real.

Com a vinda de tecnologias como celulares, smartphones, tablets e das redes sociais como Facebook, Instagram entre outros, o acesso às mídias tem sido mais facilitado, podendo chegar às classes sociais que antes não tinham acesso.

O cinema vem se ampliando, inovou com o som, depois com cor, formatos de tela e projeções maiores, até chegar ao 3D que conhecemos hoje. Junto com as novas tecnologias houve uma grande aproximação da realidade, através de efeitos especiais, cenários, figurinos e elementos de cena.

Alguns nomes do cinema atual (e suas principais obras):

Quentin Tarantino - Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992); Pulp Fiction (1994); Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009); Django Livre (Django Unchained, 2012).

Christopher Nolan - Amnésia (Memento, 2000); Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008); A Origem (Inception, 2010).

Martin Scorsese - Taxi Driver (1976); Touro Indomável (Raging Bull, 1980); Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990); Os Infiltrados (The Departed, 2006); O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (622.7 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com