TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influencia do marketing nas festas e baladas

Por:   •  31/1/2017  •  Artigo  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 8

A INFLUÊNCIA DO MARKETING NAS FESTAS E BALADAS[1]

Thiago da Silva SANTOS[2]

silvathiago243@gmail.com

Elaboração de Projetos em Publicidade e Propaganda – Daniela Pinto

Resumo

O presente artigo fala sobre o marketing no segmento das festas e baladas, e faz uma abordagem sobre como o marketing é utilizado para atingir este público-alvo. Entender como esses consumidores se comportam em determinadas situações e quais serviços optam é objeto de estudo deste artigo, assim como também traz dados estatísticos  sobre o crescimento das festas e baladas no país, e como este mercado tem chamado a atenção de grandes franquias e produtoras de festas do mundo.

Palavras chave: Festas e Baladas, Marketing, Comportamento, Consumidor.

Introdução

Segundo Kotler (2000) o marketing é “um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços”. O marketing pode ser considerado uma via de duas mãos entre o mercado e as organizações, em que estas buscam no mercado detalhes sobre seus desejos e necessidades, recebendo em troca, nesta primeira fase, as informações.

O marketing está inserido na sociedade desde o início da humanidade em suas raízes comerciais, sendo um campo de estudo recente se comparado com outros. Ele surgiu depois do fim da 2° guerra mundial, e a forte concorrência, os donos de mercados e empresas, começaram a analisar como iam atrair e lidar com os seus clientes. Surgiu, então, a cultura de se vender custasse o que custar.

Nos anos 40, surgiram os primeiros estudos sobre o marketing, e trabalhos como o de Walter Scott no ano de 1945, sobre a aplicação da psicologia na propaganda e o de William J. Reilly sobre as Leis de gravitação do varejo, também lançado no mesmo ano, a principal intenção desse estudo era saber se as teorias do mercado eram possíveis se desenvolver. Autores como Roland Vaile ano de 1950, e outros afirmavam que nunca seria possível desenvolver uma teoria mercadológica concreta, pois eles consideravam essa teoria extremamente raza. Por outro lado, autores como Bartels 1950, e outros começavam a admitir que existia uma potencialidade para a teoria mercadológica se tornar uma ciência. Peter Druker em 1954 lançou seu livro “A pratica da administração” onde o marketing é colocado na sociedade como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores.

Na cultura em que vivemos, o marketing é utilizado de diversas formas, se adequando a região em que ele será usado para impactar o público alvo da Região, e também tendo em vista todos os pontos, ambientais, culturais e econômicos, que serão primordiais para definir uma boa estratégia.

A importância do marketing de serviço.

O marketing de serviço é definido como um conjunto de atividades que visa analisar e planejar, para que o produto ou serviço que seja oferecido, assim suprindo a demanda do público alvo, de forma objetiva e adequada, proporcionando qualidade e lucratividade.

Definimos serviço como um ato intangível, em que uma parte oferece a outra e que não envolva a posse de nenhum bem. Sua execução pode ou não estar ligado ao dinheiro exemplos: alugar um quarto de hotel, depositar dinheiro em um banco, cortar o cabelo, viajar de avião, aconselhar-se com um advogado – todas essas atividades envolvem a compra de um serviço. Os serviços são produzidos e consumidos instantaneamente, o que proporciona uma relação de mais aproximação entre empresa/ consumidor.

Os serviços possuem características que são importantes para o marketing:

.Intangibilidade: serviços são idéias e conceitos (processos).

Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação. É comum que o consumidor pesquise antes de tomar a decisão no momento da compra do serviço, o consumidor também traz em consideração, experiências de compras que foram realizadas em outros momentos. Na intangibilidade os serviços não podem ser, vistos, nem sentido nem experimentado da mesma maneira que um bem tangível.

. Perecibilidade: se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

Os serviços são susceptíveis de perecer, e pode não ser armazenados. Outros serviços pode agravar uma demanda de perecibilidade das características do serviço, devem ser tomadas decisões, sobre o qual o nível de máximo de capacidade que devem estar disponíveis antes de sofrerem a venda. Na perecibilidade os serviços não podem ser armazenados ou mesmo devolvidos.

. Heterogeneidade: varia de cliente para cliente. Atividade voltada para pessoas.

Os serviços são executadas, por seres humanos, o que tornam cada serviço único, assim não podemos garantir que dois serviços sejam exatamente iguais. Esse problema pode ser originado de diversas formas, por quem presta o serviço, ou até a forma como o cliente explico que queria o serviço. Por outro lado, em alguns casos, esse fator pode tornar-se uma vantagem competitiva, quando o serviço demanda um grau de customização e os clientes que o procuram assim o desejam. Porém, essa vantagem possui impacto tanto no custo quanto no prazo de realização do serviço.

. Simultaneidade: criados e consumidos simultaneamente, não podem ser estocados.

Na simultaneidade ocorre entre o processo de produção e consumo, envolve a participação do cliente no processo da execução e na sua influência junto aos prestadores do serviço  em relação ao resultado final. Além do fato do cliente consumir o serviço no momento de sua execução.

O comportamento dos consumidores.

Identificar, o comportamento e os motivos que induzem o consumidor no momento da decisão e escolha, e o ponto principal para que os professionais e pesquisadores de marketing, possam identificar a relação que os consumidores levam em consideração no processo da decisão da escolha das categorias de produtos, o que resultará na escolha  de um serviço. Na área dos serviços o que os consumidores levam em consideração é a diferenciação, o que resulta numa experiência única e relevante para o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com