TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Como Fator de Suporte ao Discurso da Sustentabilidade nas Organizações

Por:   •  10/9/2020  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA:

"A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações"

A sustentabilidade têm sido usado pelas empresas de forma irresponsável com a finalidade de causar apenas um impacto positivo sob sua imagem perante aos públicos. Porém, para alguns críticos fica notório quando o discurso sustentável de uma organização não combina com seu core business.

Mas apesar disso, podemos encontrar uma compatibilidade existente na comunicação mercadológica que estimula (muitas vezes de forma explícita) o consumo, e a comunicação institucional, que retrata a imagem das organizações. As duas vertentes estão ligadas, pois uma não funciona sem a outra.

Os autores do artigo não se aprofundaram na questão da apologia ao consumismo, apesar de apontarem críticas para o incentivo ao consumo através do discurso da sustentabilidade na comunicação mercadológica.

De acordo com eles, os comunicadores podem ponderar algumas questões e utilizar a criatividade para promover uma comunicação mercadológica mais responsável, o que concordamos, claro... Desde que o discurso sustentável não seja uma farsa.

O uso do discurso sustentável aborda aspectos da responsabilidade social como uma estratégia para ampliar a oferta dos produtos da empresa no mercado, levantando pautas como a conveniência (ou não) da adoção de ações sociais, seus tipos e públicos a quem se destinam.

Revela-se, entretanto, que o interesse relativo a essas ações é pautado na necessidade de obter vantagens em relação aos concorrentes, na qual boa imagem e visibilidade no mercado resultantes dessas são fundamentais. Em vista disso, representa uma estratégia de comunicação que garante diferencial competitivo pela consolidação de uma imagem favorável e ética.

Um pesquisa apontou que existem mais de oitenta diferentes definições para o termo sustentabilidade, os autores apontaram então que os conceitos são selecionados pelos pesquisadores de acordo com sua área de atuação. Portanto, é responsabilidade do comunicador agir com a ética e transparência para passar o verdadeiro discurso sobre a sustentabilidade de sua organização, ao invés de assumir um discurso empresarial vazio e inexistente.

Nenhum discurso é neutro, por isso é necessário que os profissionais da área da comunicação tenham uma formação pautada em aspectos éticos e de transparência. O comunicador então deve assumir o compromisso de estimular a organização a iniciar e vivenciar princípios éticos sustentáveis, estimulando ações verdadeiramente conscientes e que façam a diferença perante a sociedade, ao meio ambiente e sua conservação, fazendo com que a concepção de sustentabilidade faça parte da visão empresarial, e da essência da organização.

É obrigação do Relações Públicas, alertar a alta administração sobre o riscos de discursos e ações vazias; ou como os autores citam, o uso de "palavras-gatilho" para atrair a atenção dos públicos. A vivências e a forma que as pessoas se relacionam mudaram, mas o compromisso com a ética, profissional e sucesso da organização não foram abaladas, seguindo determinados padrões .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com