TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE INDIVIDUAL DE MIDIAS ATUAIS

Por:   •  8/11/2018  •  Dissertação  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Análise individual de mídias atuais- Avaliação AV1 individual

Prof: Renata malva

Ana carolina v. giovanetti

Jornalismo noturno- 4 semestre- campus memorial  

Análise do jornal do SBT

(SBT Notícias)

Há tempos que vejo todos os jornais da mídia televisiva, tanto dos canais pagos quanto dos canais abertos.

O que me chama atenção há algum tempo, é o jornal do SBT que na madrugada repete incessantemente as notícias da primeira edição até as primeiras horas da manhã.

Analisando alguns jornais da tv aberta, percebemos que todos seguem a linha da teoria instrumentalista, de que as notícias são passadas com parcialidade para atender aos interesses políticos.

Porém se tratando mais especificamente do jornal do SBT, pude relacionar e fazer ligação com diversas teorias, exemplo: teoria espiral do silencio, pois percebe-se que na maioria dos jornais de tv aberta que obtém um público mais popular sem tantos filtros e questionamentos, percebe-se que a notícia é passada de forma como se esse público compreendesse e de como a mídia dá voz ou silencia a opinião pública em relação as suas opiniões e idéias.

Também pude identificar que se encaixa na teoria do espelho, pois “deveria” ser um reflexo da realidade e é preciso separar realidade de ficção.

“deveria” pois penso que cada emissora tem sua linha e formato de apresentação de notícias de acordo com o que melhor agrada as famílias donas das mesmas, e públicos se identificam com este formato. A notícia é realidade, mas o formato com que ela é passada poderia sim ser ficcionada.

Já em relação as escolas, fiz um comparativo com a escola de Birmingham, pois observando a sociedade e suas relações com a cultura e história, o jornal do SBT reflete sobre as culturas populares e os meios de comunicação de massa. O público se identifica e formula sua identidade por meio da cultura de massa, principalmente no que se trata de identidade de classe.

 Analisando o jornal do SBT o objetivo é constatar de que forma o apresentador, através de sua linguagem verbal (texto) e não-verbal, pode influenciar quem recebe a menssagem, se utilizando da apresentação da notícia. Mostrando de que maneira ele manipula a informação, influenciando o entendimento e compreensão desta. A relevância de analisarmos como esse meio atua na sociedade e assim na formação de sua opinião é justificada dada a abrangência desse veículo no Brasil.

O jornalismo visto como processo de produção e transmissão de informações, juntamente com a televisão, veículo de comunicação de massa resulta em um “produto” que abrange grande parte da população em nosso país (a televisão está em 99% dos lares brasileiros). Assim, a relevância de analisarmos como e de que maneira esse meio de comunicação exerce na sociedade uma formação de opinião hegemônica.

Segundo informações do site oficial da emissora: “o SBT Brasil tem como objetivo principal levar para a TV um novo conceito de jornalismo sério, com liberdade editorial, humanização da informação e tecnologia avançada” (2005). Em agosto de 2005, na estréia, era um telejornal apresentado na faixa das 20:00 horas por Ana Paula Padrão.  Após muitos anos até chegarmos em 2018, ancoras foram trocados, crises aconteceram, mas a linguagem não verbal do SBT continua a mesma. Gestos para valorizar a palavra e mensagem no momento certo por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com