TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE HISTÓRIA: O PERÍODO DITATORIAL E OS ESTUDOS VEICULADOS NAS MÍDIAS ATUAIS

Dissertações: ENSINO DE HISTÓRIA: O PERÍODO DITATORIAL E OS ESTUDOS VEICULADOS NAS MÍDIAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 15

ENSINO DE HISTÓRIA: O PERÍODO DITATORIAL E OS ESTUDOS VEICULADOS NAS MÍDIAS ATUAIS

Tabitha Molina Monteiro

Curso de Pós-graduação Metodologias e Gestão para EAD Pólo de Campo Grande, MS

RESUMO

Este artigo traz uma reflexão sobre o processo de transição do Ensino da disciplina de História, tendo como enfoque o Período Ditatorial, moldado nos livros didáticos e suas atuais vertentes pedagógicas difundidas nas mídias atuais. Para melhor entendimento do tema, no primeiro momento foi traçado os aspectos da Educação Brasileira, os seus valores, suas características e seu desenvolvimento dentro da sociedade. Posteriormente, está a importância do Ensino da disciplina de história, vislumbrando as formas de ensinar, suas legislações, diretrizes e reformas e as políticas que impõem aos educadores o desafio de construir o seu trabalho na pluralidade do universo social. Por fim, analisou o contexto do tema, o período ditatorial e os estudos veiculados nas mídias atuais, dando ênfase na inclusão do uso de novas tecnologias, os meios de comunicação e interação na EaD, com intuito de auxiliar professores e alunos, possibilitando que ambos possam utilizar de documentos, infográficos, fotos e vídeos do período ditatorial, tornando a pesquisa interativa, ilustrando toda a conjuntura da época, fazendo com que o aluno compreenda o contexto histórico que estava inserido.

Palavras chaves: História, Ditadura, EAD, Mídias Atuais.

INTRODUÇÃO

Buscar uma educação de qualidade sempre foi o desafio para aqueles que trabalham com a formação do intelectual do indivíduo.

Sabe-se que os professores são peças fundamentais na transformação dos meios educacionais. São eles que planejam, desenvolvem, executam e avaliam os conteúdos abordados. Também estão em contato constante com os alunos, interagindo e auxiliando-os, portanto são provedores de uma formação individual e coletiva, com intuito de torná-los mais reflexivos e críticos.

Desse modo, para facilitar a compreensão da obra, no capítulo 1 será abordado o Ensino Educacional no Brasil, distinguindo a educação é concebida no país, o seu desenvolvimento e qual a sua contribuição dentro da sociedade.

A segunda parte terá o enfoque sobre a importância de estudar história, as concepções, a origem desta disciplina ministrada desde o século XIX e suas modificações no decorrer dos anos. Seguido da análise do desenvolvimento da disciplina no período da Ditadura Militar e da inclusão das disciplinas Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB).

O mundo está se globalizando, onde as informações são rápidas e interligadas, portanto, posteriormente será analisada a introdução das novas tecnologias no Ensino, bem como sua especificidade na disciplina de História, sendo vislumbradas as diretrizes que as norteiam.

E por fim, será averiguado o Período Ditatorial nas mídias Atuais, através da era digital as informações e o conhecimento chegam rapidamente, portanto, novas perspectivas começam a ser discutidas de como utilizar dessas ferramentas pedagogicamente, como repassar informações, qual é a didática a utilizar para atingir o receptor com eficácia.

A disciplina de História sempre foi moldada através de livros e materiais didáticos, com a inclusão digital, os conteúdos abordados tornam-se mais atrativos e instigantes ao educando, ampliando as formas de interpretação no ato de ensinar.

A Educação a Distância é uma realidade irrevogável, esta nova e poderosa ferramenta que hoje se faz presente no dia-a-dia. Assim objetiva-se envolver os discentes e docentes a interagir em ferramentas que facilitem o aprendizado, tendo uma (re)construção permanente de uma identidade pessoal e profissional, num processo de interação mútua.

1. O ENSINO EDUCACIONAL NO BRASIL

Cada fase da historia do ensino no Brasil refere-se à herança cultural, na qual, são procurados na escola pela demanda social valores de educação, reflete o jogo antagônico de forças conservadores e modernizadores. Os choques inevitáveis entre a tradição e as novas exigências educacionais da sociedade foram às características das várias crises na qual passou o sistema escolar brasileiro.

Os temas da Educação exigem uma reflexão serena e construtiva, uma vez que verificamos a sociedade com todo o seu desenvolvimento, vista como entidade integrada num sistema, em que o Estado assume o papel de educador e de detentor de um projeto educativo único, que trata todos os cidadãos da mesma forma e que tende a harmonizar ou a uniformizar os saberes, as formações, os comportamentos e as atitudes dos cidadãos que integram esse mesmo Estado.

Há muitas formas de interpretação no ato de ensinar, pois as diversidades culturais e políticas impõem aos educadores o desafio de construir o seu trabalho na pluralidade do universo social. Como repassar essas informações e atingir o receptor, vai se definindo conforme a dimensão do público.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam que os alunos sejam capazes:

Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País (Brasil, 1997, p.5)

Educar no Brasil é um desafio que requer alternativas para que o ensino- aprendizagem seja efetuado de maneira eficaz e que atinja o maior número de educandos. Nesta perspectiva, os educadores necessitam efetuar novas experiências para a Educação. Assim, a proposta de utilização de novas mídias para ilustrar o advento da Ditadura Militar no Brasil abre uma possibilidade para um novo aprendizado.

No momento em que as tecnologias da informação têm contribuído significativamente para a democratização do ensino no Brasil, uma vez que o acesso a internet alcança um número expressivo de pessoas, é importante fazer o uso das novas mídias para que o aprendizado seja mais efetivo.

Um novo trunfo para a formação de profissionais da Educação é a EAD, pois, esta vem atender as necessidades de um país continental como o Brasil e através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com