TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de mídia

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DE MÍDIA

        Frente a crise de imagem que a Petrobras está enfrentando atualmente decorrente do escândalo de corrupção que veio à tona em Março de 2014, com o objetivo de definir a imagem que a Petrobras apresenta atualmente perante a imprensa e seus respectivos públicos, a Luminus irá empreender uma Auditoria de Imagem a fim de analisar o posicionamento da empresa e dos leitores de dois grandes veículos nacionais (G1 e Exame) e de um grande veículo internacional (The Washington Post).

        A auditoria compreende as notícias publicadas por estes três veículos desde janeiro até abril deste ano, 2015, além de analisar o peso de tais publicações ela também abrange as percepções do público final através dos comentários realizados online. Partindo desta metodologia será possível entender a imagem que a Petrobras passa para a imprensa e seu público leitor atualmente, assim como seu posicionamento.

G1 – PESO DAS NOTÍCIAS

        [pic 1]

PESO DOS COMENTÁRIOS

[pic 2]

No mês de janeiro foi quando o veículo teve o maior volume de notícias negativas publicadas em sua aba “Operação Lava Jato”, que foi criada exclusivamente para informações diárias sobre o acontecimento, e não houveram comentários, pois esta ferramenta ainda não havia sido habilitada pelo G1.

Já em fevereiro os leitores foram possibilitados a enviar seus comentários, por ser uma nova ferramenta, neste mês não houveram comentários. E foram publicadas mais referências positivas relacionadas à Petrobras pelo jornal digital.

Em março a maior parte de notícias divulgadas eram positivas e os comentários foram unânimes negativos.

Com a análise quantitativa e apuração dos comentários é perceptível que o público do G1 é um leitor mais popular, pois, não relacionam o conteúdo da notícia com o comentário feito, utilizam linguagem coloquial e de baixo calão e associam toda a situação política brasileira com a crise.

 

  • Calcula-se que no mês de janeiro o veículo G1 ainda não tenha adotado o sistema de comentários dos leitores em suas matérias.

EXAME – PESO DAS NOTICIAS

[pic 3]

PESO DOS COMENTÁRIOS

[pic 4]

Em relação as matérias publicadas na Exame em sua grande maioria foram de teor negativo, sempre tratando de assuntos como a situação econômica crítica da Petrobras e também do envolvimento político com a empresa. Há um espaço em que os leitores podem comentar as suas opiniões sobre a situação exposta pelas matérias, no panorama geral as opiniões também são negativas. Muito do que é repercutido tem relação com a situação negativa da política brasileira que coincide com as manifestações dos eleitores por todo o país. O público leitor dessa mídia tem um conhecimento mais aprofundado sobre questões políticas e econômicas, portanto o conteúdo tem mais embasamento comparado com o público de outras mídias.

THE WASHINGTON POST – PESO DAS NOTICIAS

[pic 5]

PESO DOS COMENTÁRIOS

[pic 6]

  •  O The Washington Post não disponibiliza que os leitores realizem comentários em seu veículo.

No âmbito internacional, tomando como base o jornal The Washington Post, a crise da Petrobras provocou muito mais discussões sobre a corrupção do que sobre a empresa propriamente dita. O teor das notícias veiculadas é predominantemente sobre a questão do desvio de dinheiro e a política no Brasil, não influenciando tanto na imagem e no nome da Petrobras de forma a preservar sua reputação.

Analise da Auditoria

O panorama de notícias no período que compreende os meses de janeiro, fevereiro, março e começo de abril demonstra que o cenário dos prejuízos da Petrobras ainda era incerto. A empresa ainda estava começando a calcular os danos que a corrupção em suas negociações causou para os seus bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com