TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da mídia

Ensaio: Análise da mídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Ensaio  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Notas: 1

(CESGRANRIO, 2009 – Professor de Sociologia – ADAPTADA) “Ao fazerem a análise dos meios de comunicação de massa (...), alguns autores concluíram que eles funcionavam como uma verdadeira indústria cultural de produtos culturais, visando exclusivamente ao consumo”.

[TOMAZI, Nelson Dácio. (org.) Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual Editora, 2000, p.206]

Esta análise é tributária de um grupo de intelectuais denominado:

Escolher uma resposta.

a. Teóricos da reprodução social.

b. Teóricos marxistas.

c. Escola Sociológica de São Paulo.

d. Escola de Frankfurt.

e. Teóricos positivistas

Question 2

Notas: 1

(IF/SC, 2010 – Professor de Sociologia - ADAPTADA) “Ora, poucos deixarão de admitir que a mídia, em suas diferentes facetas, mas com claro predomínio dos meios televisivos, tem protagonizado de modo crescente essa função pragmática de ‘explicar o mundo’ e produzir significado para fatos e acontecimentos sob a forma de representações sociais.” (PORTO, Maria Stela Grossi. Mídia, segurança pública e representações sociais. Tempo social. São Paulo, v. 21, n. 2, 2009, p.213).

A respeito das mídias e de seu papel social, analise as proposições:

I. As mídias constituem, nas modernas democracias contemporâneas, uma das principais produtoras de representações sociais, as quais, para além de seu conteúdo, têm função pragmática como orientadoras de condutas dos atores sociais.

II. A importância social das mídias fundamenta-se no fato de que elas apresentam acontecimentos da realidade de maneira completa, não fragmentada. Além disso, o papel social que ocupam está, em geral, desvinculado dos interesses de empresas, organizações ou grupos sociais.

III. As mídias são os principais agentes de instrução social nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Diante disso, elas não detêm poder econômico, político, de controle social ou cultural.

Está(ão) correta(s):

Escolher uma resposta.

a. Apenas as proposições I e II.

b. As proposições I, II e III.

c. Apenas a proposição II.

d. Apenas a proposição I.

e. Apenas as proposições I e III.

Question 3

Notas: 1

(COPEMA , 2010 – Docente Sociologia – ADAPTADA) Fazendo uma análise da indústria cultural, a partir da sociologia crítica de Marx, podemos afirmar que:

I. Na indústria cultural, o mercado serve como mecanismo de manutenção das desigualdades sociais, embora todos estejam em condições de igualdade para produzir e consumir.

II. Existe uma desigualdade de partida presente desde a produção da mercadoria. O mercado congela essa desigualdade, quando se dá o processo de venda e troca da mercadoria. A indústria cultural esconde essa desigualdade.

III. O mercado capitalista promete realizar o ideal máximo de Liberdade e Igualdade – a exemplo da indústria cultural. Marx mostra que o mercado realiza justamente o contrário.

IV. O capitalismo promete uma ilusão socialmente necessária da liberdade e da igualdade. A indústria cultural nega essa ilusão.

É correto afirmar:

Escolher uma resposta.

a. Apenas I e II estão corretas.

b. Todas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com