TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  5/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CST em Logística

4a Série

Administração de Materiais

1 - Administração de materiais na empresa

Administrar materiais é uma atividade realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Essa atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes.

Antes de iniciar o nosso estudo é importante atentarmos para os seguintes dados:

• 16% de um programa de produção não podem ser executados em virtude de falta de ferramentas destinadas à produção;

• 30% a 60% do estoque de ferramentas estão espalhados pelo chão da fábrica, perdidos, deteriorando-se ou não disponíveis;

• 20% do tempo dos operadores são desperdiçados procurando por ferramentas. Se somarmos meia hora por turno, chegaremos a mais de três semanas de trabalho perdidas por ano;

• 40% a 80% do tempo do encarregado são perdidos procurando e expedindo materiais e ferramentas.

Dessa forma, conclui-se que é de fundamental importância a administração dos materiais e patrimônio no processo produtivo, pois são recursos usualmente escassos em todas as empresas.

Nenhuma empresa funciona sem matéria-prima, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de manutenção e tantos outros materiais. E todos eles precisam ser guardados, conservados, movimentados de um setor para outro, ou seja, precisam ser administrados.

A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço.

Trata de todas as etapas de movimentação e de guarda desses materiais, e visa garantir que o investimento em estoques seja de rentabilidade segura, em termos de lucro e de atendimento às metas da organização.

Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capital para o estoque.

A função produção é necessária para transformar recursos em produtos úteis. A cada estágio de desenvolvimento do produto final, acrescenta-se valor, criando, desse modo, mais riqueza.

As empresas fabricantes estão no negócio de converter matéria-prima em algo de valor e de utilização muito maiores para o cliente do que a matéria-prima original. Madeira é transformada em mesas e cadeiras, minério de ferro em aço, em carros e latas de refrigerantes. Esse processo de conversão, chamado de fabricação ou de produção torna a sociedade mais rica e cria um padrão de vida melhor.

Rentabilidade é o grau de êxito econômico obtido por uma empresa em relação ao que nela é investido.

Capital aqui tem o sentido de riqueza, valores disponíveis.

Para se obter o máximo valor dos recursos, devem-se projetar processos produtivos que tornem os produtos eficientes ao máximo. Uma vez definido o processo, é necessário administrar sua operação para produzir bens de maneira mais econômica. Administrar as operações significa planejar e controlar os recursos utilizados nos processos: trabalho, capital e material.

Todos são importantes, mas é por meio de um fluxo de materiais que a administração melhor irá planejar e controlar. O fluxo de materiais controla o desempenho do processo. Se o material certo, nas quantidades exatas, não estiver disponível no tempo preciso, o processo não poderá produzir o que deveria. Trabalho e maquinário seriam mal utilizados.

O grau de importância de uma área de material está diretamente relacionado com o ramo de atividade da empresa. Porém, podemos garantir que a referida área sempre estará presente, pois qualquer atividade requer materiais e serviços.

Um adequado sistema de gestão de materiais permite:

Oportunidade de trabalhar com menores níveis de estoques e, portanto menores níveis de custos operacionais (capital empatado, espaço de armazenagem, iluminação, mão de obra de manuseio e controle, segurança, obsolescência entre outros);

Reduzir os riscos e correspondentes custos associados à falta de materiais necessários ao processo de prestação de serviço, a qual pode comprometer substancialmente a percepção do cliente quanto à qualidade do serviço.

Em geral, no comércio, o envolvimento com materiais atinge de 70% a 85% do orçamento, na indústria, entre 50% a 65 %, e em prestadoras de serviços está entre 10% a 15%.

São atribuições da área:

Administração de estoques:

  1. Controle das compras pendentes de entrega
  2. Determinação dos níveis de estoques
  3. Estudos dos métodos de ressuprimento
  4. Classificações de materiais
  5. Controle físicos de materiais

Administração de compras

  1. Cadastro de fornecedor
  2. Processo de compra
  3. Negociação
  4. Deligenciamento de compras

Administração Física

  1. Recebimento e expedição de materiais
  2. Movimentação de materiais
  3. Armazenagem
  4. Alienação de materiais

2 - Sistema de Materiais

A articulação constante entre necessidade de estoque, controle de estoque e capital é feita pelo sistema de materiais da empresa.

Os setores que compõem o sistema de materiais são:

• Planejamento e controle da produção

• Controle de estoques

• Compras

• Almoxarifado

• Transporte e distribuição

• Importação

Planejamento e Controle de Produção - responsável pela programação e pelo controle do processo produtivo. Está presente em empresas industriais, no comércio e serviços. A produção, propriamente dita, fornece a previsão de utilização dos diversos insumos, matérias-primas e componentes necessários para a produção de bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (559.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com