TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegócios

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  1.464 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]ATIVIDADE AULA 01 e 02

ATIVIDADE AULA 01

  1. A ARH pode ser vista como um Setor – Um Subsistema – Uma Função Administrativa – Uma função de Assessoria. Faça um entendimento sobre essas visões, simplificando cada uma delas. Aproveite para conceituar ARH;

Setor: Responsável pelas praticas de recrutamento e seleção,pelas analises de cargos técnicas de descrição, praticas salariais e treinamento do pessoal.

Subsistema: São as funções bem definidas, a organização por exemplo é um sistema, as suas partes são consideradas como subsistemas e cada subsistema tem as suas funções bem definidas,exemplo, produzir, comercializar, criar produtos, criar de políticas de pessoal, cuidar da integridade física do pessoal,captar recursos financeiros e assim por diante.

Função administrativa: Vai desde o planejamento  até o controle das atividades dos recursos humanos.

Função de assessoria: O profissional de recursos humanos perdeu espaço como profissional,executor que tomava decisões para ocupar um espaço de maior destaque e de maior amplitude. Deixando de ser atividade isolada e passou a ser uma atividade conjunta.

Definir a ARH não é tão fácil assim,tudo depende do contexto organizacional e da importância dada pelo empresário a essa atividade.

  1. Faça uma comparação do papel tradicional e o Inovador do RH; Comente sobre as observações citadas. Veja que na aula há um quadro com essas comparações;

Enquanto o papel tradicional tem a função de contratar pessoas, valorizar a experiência anterior, zelar pela obediência, cuidar da folha de pagamento,representar a organização em órgãos públicos,fiscalizar o comportamento do funcionário,fazer cumprir as normas, participar de reuniões e fazer suas atividades designadas, enquanto isso o inovador do RH forma lideres, cria competências,provoca mudanças, desenvolve atitudes,desenvolve carreiras,preserva direitos prepara as pessoas para novos desafios, cria ambiente empresarial com elevado, clima organizacional, é um negócio estratégico na organização.

  1. No século XXI, o papel principal do profissional de recursos humanos é desenvolver a gestão de pessoas. Caracterize o perfil esperado de um  Administrador de recursos humanos de uma organização.
  • Ser ético
  • Ser orientado para resultados
  • Ser orientado para as necessidades humanas
  • Ser criativo inovador e dinâmico
  • Ser assertivo
  • Ser curioso e investigar sempre novas técnicas
  • Ter uma boa rede de relacionamento interna
  • Ser um visionário e um planejador
  • Ter visão orientada e sistêmica na organização
  • Desenvolver liderança e ser um líder
  • Ser um profissional especialista em sua atividade em ação
  • Ser um treinador

ATIVIDADE AULA 02

  1. Liste pelo menos 03 políticas de Recursos Humanos, diga sua importância para alcance de resultados organizacionais? Justifique sua resposta.
  • Política de desenvolvimento de carreira: o funcionário ao fazer parte do quadro de funcionários ele vai ficar surpreendido até que cargo que ele pode alcançar dentro da empresa.
  • Política de qualidade de vida: o funcionário vai desenvolver melhor as suas atividades sabendo que a empresa presa por seu bem estar e de sua família com cumprimentos de jornadas de trabalhos metas estabelecidas.
  • Política de captação de talentos: todos sabendo que a empresa tenha uma política de captação interna primeiro para uma determinada vaga, os mais interessados irão se preparar para isso.

 

  1. Quais características são necessárias para que um bom líder seja reconhecido dentro e fora do ambiente organizacional? Caracterize-as;

* Empenho: características que reflete o alto nível de esforço para a realização de uma tarefa e para influenciar pessoas.

* Motivação de liderança: desejo de liderar

*Integridade: correspondência entre o que se faz e o que se fala ou promete. Honestidade e credibilidade percebida pelos liderados.

*Autoconfiança: permite ao líder superar obstáculos.

*Conhecimento do negócios: lideres eficazes e de alto nível conhecem o negócio.

*Ética: é o conjunto de valores.

*Responsabilidade social: grandes lideres e empreendedores no século XXI estão sendo avaliados e respeitas pela capacidade de respeitar as pessoas e também o ambiente.

*Respeito as limitações e as diversidade: o respeito é uma atitude que o líder exerce sobre o seu liderado de maneira que não ultrapassa os direitos de todos.

*Honestidade: é uma atitude e depende de traços de personalidade do meio e da formação de valores de cada pessoa.

*Comportamento orientado para tarefas: exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas pelas pessoas.

Esses são alguns dos requisitos necessários para ser um bom líder.

O líder tem que saber influenciar a sua equipe para chegar as metas estabelecidas saber escutar e aceitar novas idéias da sua equipe,o bom líder conhece sua equipe,e o bom líder ensina sem medo o que sabe.

  1. Caracterize Liderança; De que forma essa conceito contribui na Administração de Recursos Humanos? Justifique sua resposta;

Liderança é a atividade ou a influencia que uma pessoa exerce sobre um grupo para alcançar resultados,eu já fui um gerente de uma empresa e aprendi muito com isso,sei o quanto uma boa liderança contribui na administração de recursos humanos e para a empresa toda, se uma empresa tem uma boa liderança menos trabalho terão la no escritório, menos problemas terão para resolver,pois o clima dentro da empresa será bom, não terá atritos entre um e outro, as coisas irão dar certo,pois todos terão vontade de trabalhar e de levar tudo adiante,ninguém puxa as coisas pra trás.

4. Caracterize Fontes de poder de Liderança e  Fontes de Poder Pessoal;

Fontes de poder de liderança é explicado em três pontos, poder de recompensa,poder coercitivo e poder legítimo, poder de recompensa é a capacidade de influenciar pessoas ou conseguir com que as coisas ou as tarefas sejam realizadas mediante a promessa de recompensa que atenda as expectativas e as necessidades das pessoas.

Poder coercitivo é a capacidade de influenciar através da punição da ameaça das normas e regulamentos.

Poder legitimo é a capacidade de influenciar pessoas e conseguir resultados através da autoridade concedida pelo cargo ocupado na organização.

Fontes de poder pessoal é explicada em dois pontos,poder de especialidade e poder de referencia,

Poder de especialidade é a habilidade ´para influenciar o comportamento de outras pessoas com base no seu conhecimento,compreensão e habilidades.

Poder de referencia é a habilidade de influenciar através da identificação.

BOM TRABALHO! 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com