TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Mercadológico Mercado de Pizza

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Mercadológico

Mercado de pizza

Os primeiros indícios de pizza surgiu no mundo a cerca de 6 mil anos pelos egípcios, onde era uma simples massa parecida com o nosso Pão sírio e que com o tempo foram evoluindo, acrescentando coberturas e sendo descoberta por famílias reais até chegar a população como um todo.

Era um dos alimentos mais populares entres os pobres do Sul da Itália, até que com a descoberta da américa no fim do século 15 os espanhóis trazem para Europa um alimento até então desconhecido que com muitos anos depois viria dar seus toques e formas finais e ai então estaria a tão conhecida hoje pizza.

A primeira pizzaria surgi no ano de 1780 por Pietro Colicchio, em Salita S. Anna di Palazzo, nos arredores do palácio real de Nápoles, mais conhecida como "Pietro... e basta cosi".

Já no início do sec. 20 a pizza chega com tudo nos Estados Unidos pelos imigrantes, onde poderia ser encontras em pequenas padarias e cafés. A primeira pizzaria aberta nos EUA foi em 1905 por Genaro Lombardi em Nova York.

Hoje nos EUA 94% da população come pizza, podendo encontra 61.200 pizzarias em todo o pais. Onde são consumidas em média cerca de 3 bilhões de pizza por ano. Já seu mercado de pizza fatura 22 bilhões de dólares.

Já no Brasil a pizza chegou no final do sec. 19 pelos imigrantes italianos no porto de santos. O Bairro paulistano e tradicional do Brás foi o pioneiro das primeiras pizzarias.

O Mercado de pizza no brasil está crescendo cada vez mais, e como já vimos é o prato mais pedido no mundo. Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, os números mostram o quanto este mercado é forte. São aproximadamente 5,5 mil pizzarias em São Paulo e 11 mil no Estado, sendo que desses números 60% são balcão delivery e os outros 40% são salão/delivery.

Esse mercado de pizza em São Paulo pode chegar a movimentar cerca de R$8,5 bilhões por ano, onde os brasileiros se encontram nas primeiras posições no ranking dos que mais consomem pizza no mundo. São em média 620 mil pizzas vendidas por dia no estado de São Paulo.

Existem aproximadamente 50 mil pizzarias no Brasil, entre estabelecimentos formais e informais. Metade delas fica em São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

No período de 2014 durante a copa esse mercado sofreu, com queda de cerca de 20% no movimento em salão. “Os jogos prejudicaram as pizzarias. Houve queda no faturamento e recorde de faltas e atrasos de funcionários.

Hoje para um bom funcionamento de um drive thru as exigências principais devem ser o bom atendimento, agilidade na produção e qualidade do produto. Nessa área também existem aspectos primordiais que devem ser observado e acompanhados a todo tempo. Algum desses indicadores:

  • Custo da mercadoria vendida
  • Tempo de produção (hora do pedido, até o momento da entrega)
  • Desperdício e perdas (estoque, produtos utilizados e consumidos)
  • Total de clientes atendidos
  • Acompanhamento das vendas e gatos diários
  • Ticket médio de venda (produto mais lucrativo, e objetivo alcançado no dia.

O Mercado de Drive Thru

Drive Thru de lanches é algo comum de se encontra, agora as novas tendências estão surgindo como drive thru de pizza e até mesmo de padaria, tendo o intuito em todas as áreas a agilidade e a qualidade.

O drive-thru surgiu em 1931 pelo norte-americano Royce Hailey, que era gerente de uma lanchonete no Texas chamada Pig Stands. Aos 21 anos sonhava em ter um carro porem os Estados Unidos vivia em um período complicado devido à quebra da bolsa em 1929. Com isso o movimento na lanchonete estava em péssimas condições e como gerente precisava de uma solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com