TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anabolizantes - Matéria Jornalística

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Anabolizantes são facilmente comprados em academias e internet

A venda de anabolizantes é permitida somente em farmácias e drogarias, desde que se obtenha receita médica. Porém, a maioria que procura estas drogas recorre ao mercado ilegal por ser o meio mais fácil. As academias e a internet são os lugares onde os usuários costumam buscar os esteróides anabólicos. Preocupados com a boa aparência física, homens e mulheres fazem o uso de substâncias colocando a saúde em risco.

A internet é um dos acessos mais fáceis aos esteróides. Como um mercado livre, o “Rei dos Anabols” é um site onde qualquer pessoa tem acesso aos anabolizantes. O internauta decide se quer criar uma conta ou apenas fazer uma compra como visitante. As drogas escolhidas vão sendo adicionadas ao carrinho de compras, e ao finalizar o pedido, diversas formas de pagamento são apresentadas. Além disso, o site disponibiliza um telefone para contato, via “Whatsapp”. Ao trocar mensagens com o proprietário do número se confirma a venda das drogas. É possível que se compre uma quantidade indeterminada de substâncias. Como solicitado, o vendedor informa seus dados bancários para que seja efetuado um possível pagamento. Em nenhum momento foi questionado o nome e a idade de quem solicitava os produtos. Isto mostra a facilidade de se adquirir os esteróides anabólicos.

Outro site encontrado é o “Durabol 250”. O nome é inspirado em um tipo de anabolizante, o “Durabolin”. Neste não são apenas encontrados os anabólicos, mas também muitas outras medicações que são permitidas apenas com prescrição médica, como calmantes e tranquilizantes de tarja preta. Suplementos alimentares e termogênicos (queimadores de gordura), também são vendidos.

Alex da Cunha, ex fisiculturista, afirma que é muito fácil encontrar esteróides anabolizantes, e que a falha da fiscalização na fronteira – pois vêm principalmente do Paraguai e Estados Unidos –, é um dos fatores que implicam nessa facilidade. Ele foi fisiculturista por dois anos, e declara que nessa modalidade é inevitável o uso dessas substâncias, principalmente por evitar lesões em treinos intensos de pré-campeonato. “Você sobe no palco para se apresentar com a intenção de ganhar, então acaba apelando por recursos que melhoram a performance”, justifica. Ele fez o uso de esteróides durante três anos, e diz que as conseguia de forma ilegal. Deixou o esporte justamente pelos efeitos colaterais que começaram a aparecer em seu organismo. “Passei a ter muita insônia e stress, e além disse tive o aumento do colesterol ruim”, especifica. Alex conta ainda que as pessoas interessadas nas drogas costumam procurar a pessoa mais forte (aparentemente) da academia e perguntar sobre os anabólicos. “Todo conhecimento é empírico, você conhece sobre os anabolizantes a partir de que faz uso. Há certo tipo de preconceito com o uso de hormônios, pois não se tem muitos estudos científicos sobre isso”, argumenta.

Ainda na internet, diversos sites encorajam pessoas a usarem os anabólicos. Os efeitos colaterais de cada anabolizante são escritos de forma que amenize a gravidade dos sintomas. Estes sites têm como publico alvo atletas e usuários das substâncias.

O fisioterapeuta Rafael César Binhara, explica que os esteróides são utilizados para a melhora do crescimento celular, ou seja, ajuda no desenvolvimento da musculatura, partes ósseas e tendões. Segundo Binhara, esses medicamentos, utilizados de forma regular sobre orientação médica, tem uma importância clínica muito grande.

Sobre o fisiculturismo, praticado em conjunto com a utilização de anabolizantes, Binhara afirma: “Não existe quem nunca tenha tomado. Quem diz que é natural, é muito pouco provável”. Ele explica ainda que o que realmente acontece é que esses atletas utilizam anabolizantes, porém de forma regrada e consciente, bem diferente do que acontece hoje nas academias. Binhara defende que essas drogas devem continuar sendo comercializados apenas com acompanhamento médico.

Contraditoriamente, o educador físico e atleta de fisiculturismo Greg Gonçalves, afirma que nunca fez o uso de esteróide. Ele pratica musculação há 13 anos e defende que sua prioridade é a saúde. “Sempre me preocupei muito com a saúde, por isso desde criança nunca ingeri álcool ou qualquer tipo de droga. Independente do resultado o que importa é ser saudável”, explica. Greg diz que não pretende seguir na carreira de atleta, pois queixa que infelizmente os anabolizantes estão presentes em todos os esportes de alto nível. “Se você procura saúde jamais será um super atleta nos dias de hoje”, lamenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com