TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhembi Morumbi Comunicação

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  9.978 Visualizações

Página 1 de 4

COMUNICAÇÃO – UNIDADE 1 – ATIVIDADE 1 (A1)

QUESTÃO: Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade.

O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las.

Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal).  

Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal.

A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.​

RESPOSTA:

Segundo Bakhtin, um dos maiores intelectuais no que se refere a gêneros discursivos, “[...] todos os nossos enunciados dispõem de uma forma padrão e relativamente estável de estruturação de um todo”, e são essas formas padrão às quais denominamos gêneros discursivos. Assim, a comunicação - seja escrita ou falada, formal ou informal - é realizada através dos inúmeros gêneros discursivos, sendo muitas vezes feita de forma automática, ou seja, sem que o usuário escolha de forma consciente o gênero ao qual fará o uso.

A linguagem sofre uma importante variação de acordo com situação em que estiver sendo empregada, podendo ser formal – o mais próxima possível das regras gramaticais da língua – ou informal. O mesmo acontece com os gêneros discursivos, existindo gêneros formais e informais. Como exemplo de gêneros formais, temos: artigo, monografia, dissertação, palestras, apresentações acadêmicas, bulas de remédios, textos jornalísticos e a comunicação jurídica. Já como exemplos de gêneros informais (ou coloquiais), temos: tirinhas, charges, anúncios publicitários, cartas, bilhetes, trocas de mensagem pela internet e conversas corriqueiras, sempre dentro do contexto que permite tal informalidade, e levando em consideração a quem a comunicação é direcionada.

A escolha do uso da linguagem formal ou informal deve se adequar à situação de comunicação, levando em consideração qual a mensagem a ser passada, a quem se passa a mensagem e o objetivo da comunicação. Anúncios publicitários são um exemplo de gênero discursivo que transita entre o uso da linguagem formal ou informal, usando diferentes abordagens de acordo, principalmente, com a aproximação com seu público alvo.

Vale ressaltar, que os gêneros discursivos sofrem modificações de acordo e em consequência do momento histórico ao qual estão inseridos, dando origem a gêneros com suas próprias peculiaridades. Como é o caso das mensagens de texto ou áudio enviadas por aplicativos, como o whatsapp ou telegram, que surgiram recentemente com o avanço das novas tecnologias, e deram início a uma nova forma de se comunicar, que era inimaginável a poucas décadas atrás.

Para Bakhtin (1979), os gêneros são aprendidos no curso de nossas vidas como participantes de determinado grupo social ou membro de alguma comunidade. Assim, os diferentes contextos sociais e geográficos transformam os gêneros discursivos. Podemos notar que, quanto maior o grau de instrução de um indivíduo dentro da sociedade, em relação às normas gramaticais e gêneros textuais, maior será sua facilidade de transitar entre tais gêneros, e de se comunicar diante das mais diversas situações.

Já diante das questões geográficas, principalmente em um país de tamanho continental como o Brasil, as diferenças linguísticas se tornam uma pauta de extrema relevância. O fato de o Brasil ter recebido povos vindos das mais diversas partes do mundo, além de possuir uma série de comunidades nativas com línguas próprias, fez com que cada região de nosso país adquirisse características próprias no idioma falado e escrito, por isso apresentamos diversos sotaques, além de palavras e expressões características de cada região. No Brasil, frases de significados idênticos, podem conter elementos linguísticos únicos, dependendo da região em que é expressa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com