TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Programa de Rádio

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação do Programa:

Avaliação de Produção

        Se torna fundamental para qualquer produtor, a avaliação do que está sendo feito. Os programas devem ser justificados, afinal o seu público vai querer saber se está valendo a pena. Produtores buscam trabalhos eficientes, para obterem resultados positivos. Radialistas falam muito de qualidade e excelência, tendo razão. Mas não saem de suas ideias.

           A avaliação do programa que é feita por seus profissionais, a apuração de avaliar todo o seu produto. Ela não é uma simples discussão individual. Este programa deverá ser avaliado, definindo o que está certo, do que está errado para depois ser concluído.

Primeiro avaliamos os termos técnicos e operacional. Se os equipamentos estão em boas condições para se produzir.

 Segundo é sobre uma orientação e objetivo. Qual o seu público-alvo? O que ele oferece para o seu público? E até que ponto ele consegue satisfaze-lo? E se conseguir, como é feito a avaliação da audiência.

Terceiro: avaliação de profissional de conteúdo e formato. São avaliados as entrevistas, matérias. Se elas estão de acordo com o padrão do programa. Avaliando o trabalho do apresentador. Esta avaliação pode ser avaliada pelos seus participantes do seu público. Afinal buscará críticas construtivas. O objetivo será de solucionar os problemas  utilizando novas ideias para cumprir o objetivo do programa.

              Qualidade do Programa

Qualidade se torna essencial para produção dos programas. Não se passa de reconhecer a voz ou a imagem, desta forma fica difícil para os jurados diante de uma competição. Um programa atrairá o seu publico, quando causar uma reação pessoal por conta da experiência, preferência ou expectativa.

        Critérios para Avaliação da excelência de profissionais

Primeiro Persistência:  independente da audiência, este programa atendeu as necessidades daqueles a quem foi dirigido. A comunicação foi bem preparado satisfazendo o seu público-alvo. Se preocupou com os seu antecedentes educacionais sociais e culturas deste público? Qualidade aqui significa atender o ouvinte e servi-lo

Segundo Criatividade: o que o programa apresentou de novidade. Combinando com a ciência e a lógica da comunicação, com a arte do prazer da surpresa. Diferenciando de outros programas.

Terceiro Precisão: foi verídico e honesto, não apenas nos fatos, mas no programa respeitando pessoas de diferentes opiniões. Estes são os diferenciais para ganharem autoridade e confiabilidade.

Quarto Eminência: qualidade admite capacidade, em outras ocupações. Com o programa de qualidade incluíra artistas, atores e músicos de primeira classe. Utilizando os melhores redatores. Atingindo políticos, lideres, esportistas e mulheres com está presença empresta a autoridade estatura do programa.

Quinto Holística: um programa de qualidade certamente se comunicará intelectualmente, mas deve atender outros sentidos. Estabelecendo contato com a pessoa como um todo.

Sexto Avanço Técnico:  a qualidade reside na inovação técnica, na ousadia seja em sua produção como no seu público. Os programas “ao vivo” causam um impacto especial na audiência

Sétimo Enriquecendo o Pessoal:  o efeito do programa geral uma experiência positiva ou negativa ao ouvinte. Esta ideia de “ qualidade desejável”  deve pelo menos emprestar uma qualidade desejável ao receptor.

Oitavo Ligação Pessoal: com esta experiência de qualidade. O ouvinte estará ou sentirá mais próximo do programa. O ouvinte além de se identificar com o programa e o produtor. Acaba se identificando com a emissora, e o programa que consegue chegar até o seu publico. Tem como sua recompensa a lealdade e  a sensação, vindo dos ouvintes que o programa é “dele’.

Notícias  de qualidade também apresentam maneiras criativas, de descrever honestamente questões delicadas. Isto torna o ouvinte enriquecido em sua compreensão.

A qualidade exige vários talentos. Levando tempo a ser concluída principalmente se a quantidade for o principal em vez de excelência. Não sendo exigidas em todos os programas a criatividade solicita examinar e produzir. Arriscando como também errando.

Apesar de não ser fácil medir os aspectos qualitativos da produção. Eles têm de ser apresentados em qualquer emissora que tenha como meta qualidade. Ela incluirá diferentes tipos de opiniões, sua intenção é criar a maior compreensão entre diferentes setores da comunidade.

Avaliação da Audiência:

Uma pesquisa formal tenta informar ao radialista, o tamanho ou a reação de audiência para um programa ou emissora  específica. A medida do horário que é mais ouvido, e qual o público que esta ouvindo. Se  é muito importante para os produtores , administradores do programa, anunciantes, patrocinadores.

A medida de audiência, é a forma mais comum com uma grande importância para o mundo dos negócios. Existem três métodos de medida de audiência são elas:

- Entrevistas pessoais, geralmente no domicílio

- Entrevistas por telefones

- Os ouvintes respondem a um registro diário

Quanto mais detalhada a informação, mais cara será a pesquisa. E quanto mais genérica a informação, menor será o seu custo

Para construir uma amostragem de entrevistado, representativa. É preciso de um certo cuidado e precisão, uma amostra correta deve abranger todos os públicos.

Para se ter uma amostragem de entrevistados significativa. Mesmo sabendo que boa parte de sua audiência, são de pessoas desempregadas. Ela deve, ouvir todos os grupos e categorias, classe social, idade, sexo, estilo de vida urbana ou rural. E valorizando as opiniões tanto de um jovem de 15 anos de idade que mora na área urbana, como de uma idosa de 65 anos de idade que mora na zona rural. Somente quando estas perguntas forem feitas para todo estes grupos , as suas respostas terão sentido de realidade.

A definição na palavra “ouvinte”. Estes programas de sequência nas rádios, normalmente duram cerca de duas a três horas. Desta forma não conseguimos definir, aquele ouvinte que ouviu todo o programa, ou quanto deste programa ele ouviu. Foi feito uma pesquisa na Rádio Joint Audience Research – RAJAR na Grã – Bretanha. Ela foi realizada com um diário para autopreenchimento eles disseram que os ouvintes. Ouvem cinco minutos de um bloco de quinze minutos. Eles utilizaram cifras, para definirem a porcentagem da população  pesquisada. Mostrando queda na audiência de um programa e mudança de público, como motoristas de automóveis comparado os formatos e horários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com