TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Por:   •  29/6/2015  •  Artigo  •  4.227 Palavras (17 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 17

SALETE MARY GARCIA CARDOSO[pic 1]

BREVE RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Cascavel - PR

2013


 SALETE MARY GARCIA CARDOSO[pic 2]

BREVE RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Cascavel, PR

2013

BREVE RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

 [pic 3]

                                                                           SALETE MARY GARCIA CARDOSO[1]

RESUMO: O artigo tem como tema um breve resgate histórico da Educação a Distância no Brasil, que veio por meio da comunicação e que hoje tem grande ênfase no uso dos computadores e na internet. Ela é uma forma empírica e conhecida desde o século XIX, e que teve necessidade de aperfeiçoamento pedagógico, surgindo da necessidade de preparar profissionais que não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, vem evoluindo a cada momento histórico nos aspectos educativos e da sociedade.  A relação caracteriza-se por ser diferenciada entre professor e aluno, pois ele não esta presente, mas apresenta a situação de ensino como qualquer outra modalidade de ensino, ajudando a diminuir a distância entre os estudantes e o acesso ao conhecimento e que vem apresentando bons resultados. O objetivo proposto em produzir a ampliação do conhecimento sobre o tema proposto, através de uma análise bibliográfica, por meio de artigos já publicados. Os resultados foi o aprimoramento deste conhecimento.

Palavras chave: Educação a Distância, internet, sociedade.

1. INTRODUÇÃO

O tema é consiste em um breve resgate histórico sobre a educação a distância no Brasil, entendendo que a Educação a Distância tem grande importância por estar em evidencia e sendo muito utilizada no mundo. Esta modalidade de ensino torna-se relevante por atender uma grande camada da população que procuram educar-se e atualizar-se profissionalmente devido a rápidas mudanças e transformações em todos os campos do saber e da pessoa humana (FREITAS, 2011).

Fazendo um, passeio pela história da Educação a Distância; os programas nesta modalidade, tem desempenhado um papel social que poderia ser considerado como terapêutico ou complementar. Eles têm ajudado a minorar o elitismo educacional vigente em muitos países e a corrigir algumas das fissuras do sistema tradicional de ensino. Em geral, eles complementam o sistema tradicional e muitas vezes atingem objetivos emergenciais, decorrentes das constantes mudanças sociais e tecnológicas.

Pela flexibilidade e adaptabilidade desses programas, torna-se relevante entender o conceito de ensino a distância, sua importância para a sociedade, algumas das suas modalidades, vantagens e desvantagens.

Conceituar Educação a Distância é ampliar a compreensão do princípio e aplicação deste ensino em qualquer nível, desde que planejado adequadamente e disponibilizado aos interessados de forma coerente.

Ela é uma modalidade que apresenta uma interação professor e aluno diferenciado, ou seja, são separados em termos de espaço físico. A comunicação é feito através de meios de comunicação de massa o hoje a internet. O ensino a distância durante muito tempo foi entendido como uma forma do chamado ensino não tradicional ou como uma modalidade do ensino independente, no qual o estudante ou cursista tem certo grau de autonomia para decidir tempo e local de estudos (FREITAS, 2011).

As colocações do site (http://ensinoadistancia.wikidot.com/o-que-e-educacao-a-distancia) colocam que a Educação a Distância é o processo de ensino e aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados, espacial e ou temporalmente.

É ensino e aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Na expressão ‘ensino a distância’ a ênfase é dada ao papel do professor, como alguém que ensina a distância, por isso prefere-se a palavra ‘educação’ que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada. Cita-se também a definição contida no Decreto 5.622, de 19/12/2005.

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas, em lugares ou tempos diversos.

Tem como objetivo geral produzir um resgate histórico da Educação a Distância, oportunizar novos conhecimentos a cerca do tema proposto.

Por isso, a Educação a Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional que substitui o contato pessoa entre professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que pode possibilitar a aprendizagem independente e flexível dos alunos (GARCIA, 1995).

As pessoas não usam a Educação a Distância porque não possuem o conhecimento sobre esta modalidade de ensino?

Por isso, sabe-se que a origem da EaD, foi bastante elementar, onde hoje é possível encontrar experiências com bons resultados, nesta modalidade de ensino, uma vez que vem recebendo influencia de europeus e norte americanos. Na sociedade contemporânea, o contexto da educação a distância apresenta vários autores que a defende, não deve ser simplesmente confundida com o instrumental ou com as tecnologias a que recorre, mas deve ser compreendida como uma prática de se fazer educação.

Belloni (1999) diz que a EaD aparece na sociedade contemporânea como uma modalidade de educação adequada e desejável para atender às demandas educacionais oriundas da nova ordem econômica mundial.

Na opinião de Petri (1996), a EaD deve ser compreendida como uma modalidade de se fazer educação pela democratização do conhecimento, onde o conhecimento deve estar disponível a quem se dispuser a conhecê-lo, independente do lugar, do tempo e de engessadas estruturas formais de ensino. Sem dúvida é uma alternativa pedagógica que hoje dispõe o educador e as instituições escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com