TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALVIN KLEIN E O DIÁLOGO COM O PÚBLICO HOMOSSEXUAL: A APROPRIAÇÃO DE ELEMENTOS DISCURSIVOS DA MARCA PELOS USUÁRIOS NO INSTAGRAM.

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

CALVIN KLEIN E O DIÁLOGO COM O PÚBLICO HOMOSSEXUAL: A APROPRIAÇÃO DE ELEMENTOS DISCURSIVOS DA MARCA PELOS USUÁRIOS NO INSTAGRAM.

Introdução:

Projeto experimental Calvin Klein e o diálogo com o público homossexual, feito por: Amanda de Morais; Ana Cardoso e Luiz Felipe Cenni, alunos de Publicidade e Propaganda da faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas Orientados pela professora: Vanessa Cardozo Brandão.

O projeto usa da identidade na pós-modernidade por citações de grandes filósofos, expõe as constantes mudanças na construção da identidade individual e de consumo. Buscando entender como se dá e como é expressa a apropriação discursiva de uma marca que dialoga com um público tanto heterossexual quanto homossexual. Eles usam da internet, mais precisamente uma grande rede social: o Instagram.

O Instagram é uma rede virtual onde seu predominante são as imagens, portanto é um grande gerador de signos indenitários de seus usuários, assim coletaram dados da rede e obtiveram as repostas e a partir dessas respostas traçaram os perfis dos usuários gays que se apropriam da marca Calvin Klein para demonstrar sua sexualidade.

O projeto expõe estudos e citações de filósofos que mostram a evolução da sociedade para com o público gay e também como o marketing e grandes artistas fizeram que os homossexuais ganhassem espaço, deixando de ser marginalizados e, se tornou muito importante para o mercado. Como exposto no trabalho em uma citação de Bauman, “o mundo pós-moderno é caracterizado pela construção incessante de identidades, que passa diretamente pelo consumo”. Além disso, na sociedade pós-moderna, o gênero e a sexualidade são parte importante da identidade humana, cada vez mais expressada através do consumo.

Hoje em dia é possível perceber que várias marcas passaram a ver o público LGBT como potencial mercado para seus produtos. Mas, devido ao preconceito existente na sociedade, evitam se expor explicitamente como uma marca gay. A partir daí, inserem elementos em subjetivos em suas campanhas de massa, cujos significados são compreendidos apenas pelo público homossexual, que acaba se apropriando desse discurso e dessas marcas para construir e afirmar sua identidade.

Por isso os autores decidiram optar pela marca de roupas Calvin Klein como objeto de estudo. Hoje a Calvin Klein é uma das principais marcas abraçadas pelo público gay. Mesmo a marca não se declarando gay tem em sua história e de seu criador uma forte ligação com o público LGBT.

Como metodologia eles decidiram analisar a campanha para roupas íntimas #MyCalvins lançada pela Calvin Klein em Abril de 2015, a campanha tem como objetivo que os usuários da marca postem fotos mostrando suas “Calvins” no Instagram com a hashtag proposta pela marca.

Pela hashtag o grupo percebeu a grande aceitação do público homossexual pela campanha onde expõem seus corpos com a roupa íntima da marca, acompanhada de outras hashtags gays que são signos usados pela comunidade LGBT.

                 De acordo com os textos dados na disciplina Teorias de Comunicação, o trabalho analisado é pertinente às discussões sobre pesquisas no campo da comunicação? Por quê?

Sim, porque a intenção do trabalho em si é analisar e entender como é dada a comunicação nas campanhas da marca Calvin Klein e como o público homossexual se apropria dos discursos e até mesmo das marcas para construir e afirmar sua própria identidade.

A partir disso, os autores pesquisam como ocorre a apropriação por parte dos homossexuais dos discursos e imagem da marca para contribuir na formação indenitária individual.

Objetivo:

O projeto de estudo busca entender como se da à construção dialógica entre uma marca e o público como um todo e como há uma singularidade na apropriação discursiva da marca por parte do público homossexual em especifico.

A intenção do estudo é solucionar como é proporcionada e reciproca a ligação entre a marca Calvin Klein e o público LGBT por meio, de uma campanha e sua repercussão em uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, o Instagram.

O objetivo do trabalho usando das ferramentas certas é sim realizável. Tanto que os autores/pesquisadores conseguiram exercer e concluir a proposta com sucesso. Utilizaram estratégias de estudo como o marketing em consumo e, da construção da identidade e, a globalização como o facilitador do diálogo entre as culturas. Mostrou como os homossexuais ganharam espaço na publicidade e a atenção de grandes marcas.

 

         Justificativa:

Buscando entender o diálogo e a reciprocidade discursiva de um público com uma marca como somatório de construções indenitárias levando a construção de suas condutas que são orientadas pelos meios sociais e pela cultura. Os autores querem compreender como a cultura do consumo constitui o cenário destes diálogos, e também, como seus signos e suas referências direcionam os olhares para diversas visões de mundo.

A partir daí, investigaram a existência das relações de consumo como parte do processo indenitário dos indivíduos, e também, da sua construção de identidade sexual (se ela existe, e como é construída através disso). Afinal, o que é ser homossexual? Há marca pode legitimar um tipo de sexualidade? Como isso ocorre? Os autores motivados por essas perguntas e, pelo crescimento do movimento LGBTT perante á sociedade pós-moderna que se legitima também pelo consumo.

Então a partir destes pretextos os autores resolveram criar este projeto em questão.

Na nossa analise é sim uma boa justificativa, mostrou como é importante e como ocorre a identificação dos homossexuais com as marcas e os benefícios dessa relação. O gay é um público fiel a quem lhe os abraça, onde a marca que faça uma campanha voltada para eles vai receber boas respostas. A Calvin Klein e várias outras grandes marcas se apropriam de discursos homossexuais que serão entendidos apenas pela comunidade LGBTT o que não fica explicito para outras pessoas, mas essa comunidade entende e se apropria da marca e de seus discursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com