TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHOS DA FOLKCOMUNICAÇÃO

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Depois da Capa

Caminhos da folkcomunicação

Página 1 – imagem http://2.bp.blogspot.com/-_KtgrLpHhEU/UdCiAyD54sI/AAAAAAAAAGI/e5e3ZfzmbFk/s1600/DSCF3644.JPG

Página 2 – imagens

http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/141559.jpg

 http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/101708.jpg 

Na mesma página - Isso é uma das bases de estudo da folkcomunicação!

- Beltrão http://fernandomachado.blog.br/wp-content/uploads/2013/08/luiz-beltr%C3%A3o.jpg

A Folkcomunicação é uma disciplina científica criada pelo professor e jornalista Luiz Beltrão em sua tese de doutorado “Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias”. Em sua tese, Beltrão definiu a Teoria da Folkcomunicação como sendo

“o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opinião, ideias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”, e expôs que a importância da teoria era “a necessidade imprescindível de estarmos atentos a essa forma esquisita do intercâmbio de informações e ideias entre os dois brasis, no interesse da afirmação e do desenvolvimento nacional”.

- A voz da vez (Página 3) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cd/Caipira_picando_fumo.jpg

https://barretocordel.files.wordpress.com/2012/09/cordel.jpg

É a comunicação de grupos sociais rurais e urbanos, marginalizados social e culturalmente, sem acesso ou representação nos meios de comunicação. Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.

Origens do estudo (página 4)  http://prancingthroughlife.com/wp-content/uploads/2013/11/banksy-dreams_00349040.jpg

Preocupação em descobrir como as camadas populares se informavam e como sintetizavam suas opiniões. “Processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.” (BELTRÃo, 2001, p. 79)

(Para Beltrão, a parcela marginalizada faz uso de um sistema de comuniação próprio, sendo um produto de uma atividade artesanal do agente-comunicador.) 

Renovação da folkcomunicação (página 5)

(Beltrão deu o pontapé inicial, e mais tarde, outros pesquisadores se aprofundaram e ajudaram a concretizar o tema. Daí surgiu essa definição:

- Estudo dos procedimentos comunicacionais pelos quais as manifestações da cultura popular ou do folclore se expandem, se socializam, convivem com outras cadeias comunicacionais, sofrem mutações por influencia da comunicação massificada e industrializada, ou se modificam quando apropriadas por tais complexos (HOHLFELDT, 2002)

 

  • A Folkcomunicação tem um caráter preservador e exerce um papel na nossa cultura e na nossa formação educacional. Preservar nosso patrimônio linguístico e escrito é preservar todo esse conjunto de informações que nasce com o homem e que atravessa as gerações. http://s.glbimg.com/og/rg/f/original/2011/09/23/luiz-maranhao_foto_daniela-__.jpg (Beltrão, na foto)

  • Congressos Congresso Latino americano de comunicação
  • Intercom
  • Evento específico – Conferencia brasileira de Folkcomunicação (Folkcom)

http://3.bp.blogspot.com/-MAUG6pR76rI/URGZUF_7SoI/AAAAAAAAAEM/8otetlviBT4/s1600/Logo_Folkcom.png 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com