TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania e Democracia no Brasil

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico: Luiz Carlos Model Pereira.

Professora: Inês Terezinha Oliveira Jacques.

Disciplina: Sociedade e Contemporaneidade.

[pic 1]                              [pic 2]

CIDADANIA E DEMOCRACIA NO BRASIL

O texto começa trazendo a informação de que a cidadania e a democracia são assuntos que todos os cidadãos precisam ter conhecimento em áreas como direitos civis, políticos e sociais.  O Brasil trás na sua bagagem um grande histórico de desrespeito e corrupção, onde os eleitos e eleitores não estão fazendo o seu devido papel de trazer uma vida digna as pessoas, pensam apenas no poder e no dinheiro.

A democracia no Brasil foi interrompida diversas vezes na história, podendo mencionar vários casos, ela ganhou um impulso muito grande em 1985 com o fim da ditadura militar e a partir deste momento foi se construindo. Em 1988 com a nova constituição que contemplava liberdade de voto, de expressão e ainda um sistema de eleições livres, com isso trouxe esperança e perspectivas para um povo que estava em crise e que queria participar do processo de engrenagem política, tudo isso eram indicadores de novos tempos.

Como diz Sergio Holanda “a democracia no Brasil sempre foi um lamentável mal-entendido”, como posso identificar uma ideia de que no Brasil são feitas as eleições pela “democracia”, mas ambas pessoas não estão lá para desempenhar o seu papel pela nação e sim para poder fazer parte da corrupção, entendo que a democracia não está seguindo seu papel, mas sim sendo usada para conseguir levar vantagem em cima da sociedade.

Antes de começar a democracia no Brasil, na época da ditadura as pessoas tinham seu direitos limitados ou nem isso, os cidadãos lutam por um dia conseguir ter voz ativa em meio a sociedade, já com a democracia nos dias atuais as pessoas muitas vezes ou maioria das vezes utilizam de seu direito com pensamentos inúteis de sempre levar vantagens, não conseguindo enxergar que estão fazendo mal a si próprios.

Os movimentos sociais que deveriam ter como objetivos exigir seus direitos sociais comuns e cobra-los sobre seus representantes políticos, muitas vezes são utilizados para representar um partido ou uma pessoa, e não com seu verdadeiro intuito de fazer e trazer melhorias para a sociedade.

Segundo o pensamento de Norberto Bobbio a sociedade sem direitos reconhecidos e protegidos, não há democracia, sem democracia não existem as condições mínimas para a solução pacifica dos conflitos, pois para a solução de problemas sociais tem que se saber o que é melhor para o povo e o que realmente as pessoas querem, pois os políticos não são os reis das verdades, mas sim os representantes da sociedade em geral.

Com a ideia de José Murilo Carvalho, como a sociedade possui uma deficiência na sua própria organização, os interesses corporativos conseguem prevalecer e fazer pouca parte da população crescer e a maioria das pessoas viverem em condições ou de forma inadequada. Assim cobrando impostos, normas estatais, sanções.

Na ditadura boa parte do que deveria ser mostrado era censurado, hoje em dia como vivemos na democracia, também são censurados alguns assuntos que não fazem bem aos que tem poder, então tendo como ideia a gente não vive na ditadura, mas vivemos em um país que tem como sentido a democracia e mesmo assim ouvimos e enxergamos o quê um grupo deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com