TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classe Media - Artigo modelo INTERCOM/EXPOCOM

Por:   •  12/9/2016  •  Artigo  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9

Fotonovela: The Outsider¹

        

Ana MARIA2

Elbert JORGE3

Lídia KAROLYNE4

Lucas BARROS5

Thelma Guerra6

Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE.

RESUMO

O trabalho sobre consumo da classe média é resultado de pesquisas desenvolvidas pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, na disciplina de Consumo, Identidade e Desejo. Todo trabalho foi elaborado através de pesquisas feitas na internet e baseada em gráficos confiáveis. Este trabalho está voltado a questões de consumo de um nicho especifico da sociedade. Os gráficos foram baseados nas pesquisas feitas pelos alunos para melhor representar e visualizar o que é exposto no trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVE: Consumo; Nicho; Gráfico.

  1. INTRODUÇÃO

Um grande desafio na confecção de um projeto para disciplina teórica é o estabelecimento de métodos pedagógicos que tornem a exposição dele o mais compreensível e didático possível. Infelizmente, unir prática a teoria ainda é uma incógnita para o ensino cujo base é teórica. Os estudantes de publicidade, por sua vez, sentem-se motivados a rejeitar o conteúdo abordado em sala de aula por, aparentemente, não está devidamente conectado as práticas reais. Porém, ao unir as disciplinas de Comunicação e Produção Textual, de base teórica e Atividade Experimental I, que une todo conteúdo teórico e reajusta para prática, é perceptível a neutralização das dificuldades encontradas ao longo do projeto.

Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), as disciplinas de Comunicação e Produção Textual e Atividade Experimental I são cursadas no primeiro período e compõem a nova grade curricular do curso, voltadas as dinâmicas necessárias para o aprendizado em Publicidade e Propaganda. Ambas têm como objetivo fundamental introduzir seus conteúdos à prática na perspectiva interdisciplinar. A ementa estabelece que:

Na disciplina de Comunicação e Produção Textual o aluno conhecerá os diversos gêneros textuais e estruturas narrativas. Será apresentado as diversas formas de escrita e a textos literários e não-literários. Leituras programadas de estilos literários diversos. (Unicap)1

Para Atividade Experimental I o desenvolvimento de solução de comunicação integrada para o lançamento de um novo produto para cliente do setor da indústria, realizando: diagnóstico de marketing; desenvolvendo conceito de campanha; produção de anúncios em meios gráficos e eletrônicos. (Unicap)1

Para tornar o projeto mais atrativo, optou-se, na prática pedagógica, pela exposição de fatos sociais que fossem capazes de instigar imediatamente o entusiasmo daqueles que vissem e ficassem atentos aos relatos expostos.

O trabalho referente aborda diversas temáticas atuais, no qual, há envolvimento tanto social, quanto histórico. A trama não é dada basicamente em cima de um romance, mas sim, de diversos acontecimentos que podem ser vistos no dia a dia daqueles que se identificam. Usufruindo do drama e do romance, a história tem um viés social fortíssimo apontado para as causas LGBTT e a intolerância imposta diante desse assunto. Procuramos ressaltar os seguintes conteúdos:

  1. Aplicação do cotidiano de uma pessoa transexual gay na produção do roteiro.
  2. Comunicação não verbal e uso de legendas.
  3. Mensagens subentendidas e contexto implícito.

A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história. Sendo esse o gênero utilizado na produção da fotonovela.

No qual a fotonovela é a modalidade que apresenta uma narrativa que utiliza em conjunto a fotografia e o texto verbal. Como nas histórias em quadrinhos desenhadas, cada quadrinho da sequência corresponde a uma cena da história, no caso, corresponde a uma fotografia acompanhada da mensagem textual. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livretos ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas, e algumas são divididas em capítulos que, geralmente, têm um desfecho próprio, uma espécie de cliffhanger, que cria suspense e curiosidade no leitor, levando-o a comprar a continuação.

  1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

  1.  MUDANÇAS NA HISTÓRIA DO BRASIL

Ainda é difícil classificar a classe média num só perfil. Não é todo representante desse grupo que, por exemplo, reside em área de risco ou passa por dificuldades na hora de se locomover, tendo que usar transporte público pelo contrário, há integrantes da classe média que se beneficiaram do desenvolvimento local para abrir seu próprio negócio, ou fez uso da internet para vender seus serviços enfim, muitos moram em cidades pequenas ou na transição entre periferia e bairro nobre das grandes metrópoles, entretanto, estão muito satisfeitos com sua condição e reconhecem as benfeitorias de sua vida.

A nova classe média é o termo que referente à parte da população anteriormente classificada como classe de renda D e que, na segunda metade da década de 2000, ascende à classe de renda C. Neste trabalho, não será focado na antiga classe média uma vez que não faz mais parte dos estudos em questão e sim da nova, que compreende a classe atual que é a C.

A Classe C é composta, hoje, por 91,8 milhões de brasileiros. Para a FGV, uma família é considerada de classe média (classe C) quando tem renda mensal entre R$ 1.064 e R$ 4.591. Em agosto de 2008 o mesmo Centro de Políticas Sociais da FGV já havia alertado para este fenômeno quando lançou o estudo "A Nova Classe Média". Desde 2002, a probabilidade de ascender da classe C para a classe A nunca foi tão alta, e a de cair para a classe E nunca foi tão baixa. O novo critério do Brasil classificava como classe C, em 2005, 43% dos brasileiros. A classe média emergente continuou em expansão, desde então, nas seis principais metrópoles do país e passou a representar 53,8% da população em dezembro de 2008. Em outras palavras, o Brasil se tornou um país de classe média, similar aos EUA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com