TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO: MODELOS EMBRIOLÓGICOS DIDÁTICOS E SUSTENTÁVEIS

Trabalho Escolar: RESENHA DO ARTIGO: MODELOS EMBRIOLÓGICOS DIDÁTICOS E SUSTENTÁVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEDC – CAMPUS VII – SENHOR DO BONFIM

Stephanie Oliveira Araújo

MODELOS EMBRIOLÓGICOS DIDÁTICOS E SUSTENTÁVEIS

Senhor do Bonfim-BA

Julho - 2013

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEDC – CAMPUS VII – SENHOR DO BONFIM

Stephanie Oliveira Araújo

MODELOS EMBRIOLÓGICOS DIDÁTICOS E SUSTENTÁVEIS

Trabalho apresentado à disciplina de Seminário Temático III, do 3º semestre, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, orientado pelo professor Álvaro Muller.

Senhor do Bonfim-BA

Julho - 2013

MODELOS EMBRIOLÓGICOS DIDÁTICOS E SUSTENTÁVEIS

Stephanie Oliveira Araújo

Discente do 3º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Bilógicas, Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

FREITAS, L. A. M.; BARROSO, H. F. D.; RODRIGUES, H. G.; AVERSI-FERREIRA, T. A. Construção de modelos embriológicos com material reciclável para uso didático. Biosci. J., v. 24, n. 1, p. 91-97, 2008.

O objetivo do trabalho foi de construir modelos embriológicos com material reciclável e/ou de baixo custo para gerar fácil acesso aos vários docentes e discentes que tenham dificuldades no ensino e no aprendizado de Embriologia.

Muitas vezes os estudos de desenvolvimento ficam voltados somente para as aulas teóricas devido à escassez de materiais de laboratório de origem humana (SANTOS et al., 2004 apud FREITAS et al., 2008). Diversos autores destacam a dificuldade de aprendizado em embriologia (RODRIGUES et al., 2004 apud FREITAS et al., 2008; PEROTTA et al., 2004 apud FREITAS et al., 2008), evidenciando a necessidade do uso de material didático pelos docentes neste tópico de conteúdo.

Durante a realização do trabalho foram confeccionados modelos desde a fecundação do ovócito II até o fim da terceira semana de vida intra-uterina num total de 20 modelos.

Para a confecção dos modelos foram utilizados vários tipos de papéis descartados oriundos de lixo e de descartes de jornais velhos, cola branca para madeira, serragem obtida gratuitamente em várias madeireiras e gesso.

Pela falta de disponibilidade de outros modelos para comparação pelos discentes, foi efetuada apenas uma pergunta direta pelos professores aos alunos: “O que você achou da utilização dos modelos embriológicos para o seu aprendizado?”. As respostas, escritas, foram todas com aprovação pela utilização destes modelos. A maioria das respostas foram diretas.

A utilização desses modelos, associado com as figuras dos livros-textos demonstrou-se satisfatória para o ensino prático de embriologia, segundo as informações obtidas pelos professores em salas de aula.

Os modelos são maciços e, segundo testes realizados em que os modelos com forma de esfera foram deixados cair de várias alturas e até 2 metros, não foi observado quebra da estrutura central, apenas lascas se soltaram na superfície.

A ausência de material didático especializado torna limitante o aprendizado em geral e de deficientes visuais, principalmente na área morfológica (RIBEIRO, 2004 apud FREITAS et al., 2008). Portanto, o uso de modelos permite ao discente formar imagens mentais mais próximas das estruturas dinâmicas reais que se sucedem no período de desenvolvimento ontogênico dos mamíferos, além de propiciar que estudantes deficientes visuais possam ter acesso ao aprendizado, tornando-os inclusos no processo de aprendizado dinâmico.

O trabalho demonstra ser possível a confecção de modelos embriológicos tridimensionais de baixo custo, com boa qualidade e resistência a choques; e enquadrado dentro da necessidade de conscientização ecológica e da aprendizagem dinâmica.

Oliveira et al. (2011) ressaltam que “observa-se, frequentemente, que o estudo de determinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com