TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições de Grice para o estudo da metáfora

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Azar Tajabadi, Hamidreza Dowlatabadi, Ehsan Mehric. Grice’s Cooperative Maxims in Oral Arguments: The Case of Dispute Settlement Councils in Iran.

Maitê Gil. Contribuições de Grice para o estudo da metáfora.

RESENHA

Herbert Paul Grice, foi um filósofo britânico educado de linguagem, nascido e criado no Reino Unido, ele foi educado na faculdade de Clifton e depois na faculdade de Corpus Christi, Oxford, depois de um breve período no ensino na escola Rossall. Ele voltou para Oxford, onde lecionou até 1967. É conhecido por suas contribuições à filosofia da linguagem no campo da teoria do significado e da comunicação.

Os artigos buscam por meio de revisões teóricas e análises práticas, usando as suas teorias, para apontar quais são as contribuições relevantes dos estudos desenvolvidos pelo filosofo Grice.

Os autores do artigo “Grice’s Cooperative Maxims in Oral Arguments: The Case of Dispute Settlement Councils in Iran” fazem uso da teoria das máximas cooperativas de Grice para analisar os argumentos orais do caso dos conselhos de solução de disputas do Irã.

No artigo a o registro transcrito e analisado dos argumentos em três reuniões do conselho, através da análise de argumentos dos discursistas na disputa, os atores destacam quais máximas cooperativas são mais frequentemente respeitadas e quais máximas são mais frequentemente violada.

Ao decorrer dessa análise foi possível perceber que as máximas "quantidade" e "relevância" eram as duas máximas mais frequentemente violadas durante os discursos de disputa, seguidas das máximas de "qualidade" e "maneira".

Com base na análise dos argumentos, os autores do artigo evidenciam que a violação das máximas de “quantidade” e “maneira” é causada pela natureza do ambiente legal na disputa, por outro lado, a analise revelou que os participantes procuram minimizar a obscuridade e a ambiguidade do discurso tentando usar explicações e a claridade de pontos e evidências, o que levou a respeitar as máximas de “qualidade” e “relevância”.

Dessa forma o artigo torna-se bastante relevante por está entre as primeiras tentativas de pavimentar os caminhos para analisar discursos do tribunal à luz da teoria cooperativo de Grice e também por ter sido feito na língua oficial do Irã, o persa. A teoria de Grice torna o significativo dentro dessa análise e propicia uma base para estudos futuros dessa mesma natureza.

Outra de suas contribuições é o estudo da metáfora, onde no artigo de Maitê Gil faz uma breve revisão dos estudos anteriores, faz se um panorama entre os quais estão os estudos de Aristóteles como a Teoria da Comparação e a Teoria da Interação, que envolvem o uso da metáfora, depois analisa de maneira prática e dando exemplos a sua teoria, por fim, fazendo esse estudo a autora estabelece as contribuições que segundo ela foram determinantes na forma de entender a metáfora na linguagem.

O artigo de Maitê Gil portanto responder aos questionamento de quais seriam as contribuições dos estudo de Grice para o uso da metáfora, ao analisar o significado e a distinção entre dois tipos de significados o natural e não-natural e sobre as relações entre o dito e o não-dito, com base nisso a autora afirma que as formulações de Grice podem enriquecer as reflexões sobre a metáfora. Considerando Grice como um divisor de águas na abordagem dos seus estudos sobre a linguagem, dando ênfase ao estudo da metáfora, visto que ele fez a primeira abordagem pragmática desse fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com