TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura brasileira

Por:   •  9/12/2015  •  Dissertação  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Todas as diferenças existentes entre as pessoas de todo mundo, modo de comportar, de agir, de falar ou se expressar, suas crenças e costumes e a maneira das sociedades se organizarem, chama-se diversidade cultural. Porém, existem diversas pessoas, povos e culturas que possuem uma visão limitada do mundo, onde seu próprio grupo ou sociedade é que é a correta. Negando todas as outras outras, somente seus modelos e valores é que são aceitos e vistos de uma forma dentro do “padrão”. Consideram suas ações superiores, acima de tudo e todos. E isso tem nome, etnocentrismo. Que na verdade nada mais é, do que um racismo camuflado. O etnocentrismo esteve sempre sempre presente nas sociedades humanas. Podemos pegar desde la atrás, no começo da formação do estado brasileiro e seguir até hoje, são muitos os exemplos que provam a existência da visão superior de uym determinado grupo sobre outro.

Os portugueses, logo ao descobrirem o território conhecido hoje como Brasil, impalntaram o sistema escravista. Tratavam todos aqueles que fossem negros como pessoas inferiores, que deveriam aceitar as ordens e regras impostas pelos portugueses que se sentiam acima daquele grupo devido unicamente a cor de pele. Esse pensamento de superioridade, de difamação de outras raças se alastrou ao longo do tempo. Temos exemplos na luta do Norte contra o Sul nos Estados Unidos, a segregação racial lá existente no século 18, a luta de Matin Luther King contra o preconceito racial e luta pelos direitos iguais pelos homens independente de sua cor de pele.

A fase talvez mais sombria e marcante dessa luta contra o entocentrismo ocorreu com o Chanceler Alemão Adolph Hitler. Ele produziu um certo preconceito na sociedade alemã. Procurou ao mesmo tempo que procura incutir, em seus membros, normas e valores peculiares. Se sua maneira de ser e proceder é a certa, então as outras estão erradas, e as sociedades que as adotam constituem “aberrações”. Ele comandava a chamada “Raça Ariana” superior a qualquer uma, todos aqueles que não estavam enquadrados no padrão desejado de Hitler eram odiados e muitas vezes mortos ( deficientes, judeus, negros ). Essa visão pertubadora de mundo só terminou com o final da segunda guerra mundial, onde os Aliados derotaram Hitler e seus valores doentios e preconceituoso contra as raças e culturas diferentes da sua.

O mundo de antigamente, como o de hoje, se tornou por assim dizer discriminador. Citei a escravidão que é de muitos anos atrás, mas com o passar dos anos isso não mudou. Com o passar das décadas, mesmo com o avanço da tecnologia, a melhora no padrão de vida das sociedadessurgiram ditadores como Hitler que se achava acima dos demais raças, e hoje em dia assim como antigamente negros são alvos de ofensas racistas( temos o caso da banana jogada durante um jogo de futebol contra um negro , as ofensas de macaco). Ainda assim há o preconceito entre etnias iguais e diferentes. A Homofobia, discrminação contra homosexuais, uma outra forma de etnocentrismo que enfrenta diversas adversidades na nossa atual sociedade, o machismo contra as mulheres. O preconceito persite no ser humano, não importa o passar dos anos. Não se deveria julgar uma pessoa, pela sua opção sexual, sua cor ou qualquer atributo físico, religiosidade, e sim pelo caráter. Uma pessoas pode ter índoles positivas, ou, negativas sendo homossexual ou hétero, sendo branco, negrou ou asiático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com