TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Descritivo da Música Capricorniana

Por:   •  29/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  6.445 Visualizações

Página 1 de 2

Capricorniana, produzido por Poesia Acústica e cantada por Sant, Tiago Mac, Lord, Maria e Choice, é um dos mais lindos samba raps brasileiros já criados. Sua letra faz refletir tanto sobre a vida, como também, sobre a história que é contada na canção. A mistura de cores e o ambiente que é simulado no clipe, acabam fazendo com que o expectador se sinta a vontade no ao assistir, e familiarizado com o mostrado onde os personagens ficam.

No clipe, os cantores/personagens fazem uma roda de samba que remete o famoso “boteco". A parte onde eles sentam é composta por mesas de barzinhos, garrafas de cerveja e alguns copos, além disso, ao fundo do cenário há uma parede formada por grades de cerveja. Essa parede de grade é um elemento visto em muitos lugares vistos como barzinhos mais do povão, e esses elementos só afirmam a sensação e a referência do boteco.

Todos esses objetos acabam trazendo uma sensação de proximidade de quem assiste para com o clipe, como se estivesse dentro da roda de samba. O uso de luzes em tons escurecidos em contraste com as de tons claros, acaba causando uma sensação de acolhimento e além disso trazem uma certa melancolia e ajudam a transmitir as emoções que são passadas pela letra da música que conta uma história de amor puro e sincero, porém que chega ao fim por alguns conflitos que acontecem no casal.

Outro elemento que aparece no cenário e trás uma certa intimidade é o violão, tanto na parte estética no vídeo, como na parte sonora ele trás aquela sensação de como se a roda de samba estivesse dentro da sala de nossas casas ou como se estivéssemos dentro do clipe na laje cenográfica.

Letra musical

A letra dessa música, bem como em todos os raps, surgem algumas críticas durante o clipe. O primeiro intérprete canta uma parte bem romantizada da musica que a parte onde contém alguns clichês do romantismo, como declarações bem comuns, como por exemplo criar a cação para a pessoa amada, como na parte que ele diz “Eu estava doido pra cantar pra ela nosso som". O cantor fala do romance e do amor por sua amada Ana Capricorniana de uma forma mais lúdica, falando também de sua timidez ao se declarar.

O segundo rapper saí um pouco do lúdico, é trás o texto mas para a crítica social dividida em duas partes, na primeira – “Quem é que tem coragem pra falar de amor, quem é que tem coragem de ser o que não é?”, logo depois ele canta uma parte onde diz ter ajudado a sua “mina" e crítica e crítica a escolha dela falando o ditado “Quem quer viver na sombra não espera o sol", e “A vida é um tecido fino que a qualquer momento pode se rasgar” fazendo uma crítica ao fim de relacionamento, pois ele diz no fim do pensamento “Era simplesmente a hora de tudo acabar".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com