TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Sobre Educação

Por:   •  13/9/2019  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CÂMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS

DA EDUCAÇÃO (PROFUNCIONÁRIO)

DÉBORA CORREIA TEIXEIRA DE LIMA

MARCOS DA SILVA ROCHA

RAFAELA ARAÚJO DANTAS

RUBENITA VIEIRA DA SILVA

TITULO: ATIVIDADE RELATIVA ÀS UNIDADES 8 E 9.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL

MAIO DE 2014

DÉBORA CORREIA TEIXEIRA DE LIMA

MARCOS DA SILVA ROCHA

RAFAELA ARAÚJO DANTAS

RUBENITA VIEIRA DA SILVA

Apresentação de Atividade

Texto dissertativo desenvolvido como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina: Educadores e educandos: tempos históricos, no Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário), no Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios.

Professora: Daniele Márcia da Rocha Melo

Palmeira dos Índios, 2014.

A educação no período militar continuou separada por grupos sociais, havia a escola frequentada pelos ricos e a outra frequentada pelos pobres. Havia intensivo rigor na maneira de falar, vestir e até no modo de andar dos alunos, o diretor e os supervisores tinham sempre a palavra final e suas ordens eram leis. Os estudantes eram formados para resignação, submissão e obediência, não tinham voz e nem vez. Apesar da ampliação no número de escolas, a qualidade do ensino não foi muito modificada, a quantidade de professores continuo insuficiente, os prédios eram desapropriados para essa função e sem falar que a estrutura escolar como um todo não estava preparada para receber a população mais carente, os conteúdos ministrados não tinham significado para esses alunos o que causava muitas desistências.

A maioria da classe trabalhadora desse período era oriunda dos sítios, saíram dos campos em busca de melhores condições de vida e ao chegarem nas cidades foram morar nas periferias em casas/apartamentos inadequados, principalmente devido a quantidade de membros das famílias. O Estado, por sua vez, procurando se adaptar aos moldes da economia capitalista, reprimiu toda e qualquer manifestação popular (sindicatos, associações etc), visando garantir a estabilidade política exigida pelos investidores estrangeiros e como resultado disso, houve um maior empobrecimento da massa trabalhadora e uma acentuada deterioração da vida urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com