TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário Reflexivo

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA.[pic 1]

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO EM SECRETÁRIA ESCOLAR

JOSENILDA DE JESUS OLIVEIRA

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Santo Antônio de Jesus- Ba

2015

JOSENILDA DE JESUS OLIVEIRA

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Memorial apresentado ao Programa Profuncionário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito parcial à obtenção do certificado de técnico em Secretária Escolar.

Orientadores: Profo Itamar Santos   Profo Jomara Silva

Santo Antônio de Jesus-Ba

2015


Disciplina: Informática Básica e Aplicada à Educação

Orientadores: Jomara Silva e Itamar Santos

Período: 11/05/2015 – 07/06/2015

              Diário Reflexivo da Prática Profissional Supervisionada

A tecnologia caracteriza-se como uma área de conhecimento de grande influência na educação. A escola tem o papel fundamental de oferecer aos alunos meios para que possam interagir com o mundo tecnológico, e incentivá-los em sua formação como sujeitos críticos e conscientes a não se contentarem as informações dadas. O papel do professor nesse processo é de suma importância, pois sendo um mediador no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, torna-se necessário sempre aprimorar seus conhecimentos a fim de trabalhar da melhor maneira com o uso das tecnologias em seu exercício como educador.

Diante disso, não basta somente que a escola tenha as tecnologias. É preciso saber utilizá-las de modo que elas sejam mais bem aproveitadas em relação à educação. Este seria um meio para as desigualdades sociais serem reduzidas, pois com o acesso à inclusão digital (como um direito de todos) por meio da escola, isso certamente contribuiria para que os alunos tivessem mais oportunidades na sociedade.

Segundo Valente (1998, p. 12), “o computador não é mais instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com o qual o aluno desenvolve uma tarefa por intermédio do computador” Nesta perspectiva o computador é uma ferramenta pedagógica, que deve ser utilizados de modo a auxiliar o professor a compreender que a educação não é somente transferência de conhecimento, mas um processo de construção do mesmo.

     

       

 Laboratórios de Informática das Escolas de  Santo Antônio de Jesus-Ba

Muitas escolas do Município ainda não possuem laboratório de informática, contudo esses espaços não estão em funcionamento em todas as escolas, poucas são as que têm acesso à internet, em algumas dessas escolas existe alunos que nunca tiveram acesso aos  laboratórios, pois não tem funcionários habilitados para utilizarem, alguns diretores acabam optando por deixar os laboratórios fechados por falta de profissional especializado e pela dificuldade de proporcionar um treinamento adequado para utilização dos mesmos. É imprescindível que as escolas tenham tanto o recurso material quanto a qualificação dos profissionais para que haja um bom desempenho no uso das tecnologias na educação.

O uso dos laboratórios em algumas  escolas é realizado basicamente por alunos e professores, sendo também comum a participação da comunidade no âmbito dos Programas Mais Educação. Esse uso é possibilitado por uma organização escolar centrada em agendamentos na maioria das escolas. Em algumas escolas disponibiliza-se horário fixo de uso dos laboratórios com vistas a beneficiar todas as turmas nos diferentes turnos escolares. Uma quantidade menor de escolas opta em não estabelecer regras de uso, deixando para ser negociado pelo professor.

A atividade de pesquisa na Internet é a mais frequente no uso dos computadores nos laboratórios que funcionam com essa conexão; na sequência, tem-se a utilização do editor de slides para realização de trabalhos escolares. Nos laboratórios que funcionam sem internet, é frequente o uso do computador para digitação de textos e elaboração de trabalhos em editores de slides.

Na escola onde trabalho não possui laboratório de informática, há somente a sala multifuncional com apenas dois computadores, mas não a acesso a internet, a escola possui mais alguns computadores e notebooks para uso administrativo que quando necessário são usados também por outros funcionários sem nenhum problema, onde temos acesso a internet através de recursos  próprios.

                     

             Pré- condições mínimas para o uso da Sala de Informática

Não faz sentido falar em uso da Sala de Informática se a escola não dispuser de, pelo menos, alguns requisitos básicos que permitam esse uso:

  1. A Sala de Informática deve se encontrar em condições físicas de uso (possuir mobiliário adequado, instalação elétrica compatível, etc.) e, pelo menos, um computador funcionando, podendo ou não estar conectada à internet;
  2. Os alunos devem ter acesso permitido à Sala de Informática no contra turno do período em que estudam e não apenas no período de suas aulas;
  3. Deve haver um conjunto de regras de uso da Sala de Informática, visível na própria Sala de Informática, e previamente apresentado, discutido e acordado com os alunos;
  4. Se a escola não tiver um funcionário que possa cuidar do acesso à Sala de Informática, deve ser montada uma equipe de alunos monitores que se encarregarão dessa tarefa;
  5. A escola deve possuir alguma forma de garantir a manutenção de software (configuração dos computadores) e, preferencialmente, também deve possuir alguma manutenção de hardware e condições de substituir peças que podem se estragar naturalmente, como mouses e teclados.

[pic 2]

Uma boa Sala de Informática deveria ter em torno de 40 computadores conectados à internet por banda larga de pelo menos 4 Mb, possuir periféricos (como impressoras, scanners, fones de ouvido e webcam) e um Datashow ou uma lousa digital. Porém, não é necessária que se tenha uma Sala de Informática como essa para que se possa fazer um algum uso pedagógico dela, pois mesmo com as pré-condições mínimas descritas acima é possível usar a Sala de Informática em diversas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (844.9 Kb)   docx (756.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com