TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Continuada e Educação Midiática

Por:   •  9/8/2018  •  Artigo  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 14

Educação Continuada e Educação Midiática

Camila Belini LEMOS

Camila de Almeida PERMEGIANI

Fabio ANSOLIN

Jamile SANTINELLO

RESUMO: Os meios midiáticos nos proporcionam novas formas de contextualizar o processo de ensino, estudo e compreensão de temas abordados, desde os relacionados ao âmbito pedagógico ou até mesmo aqueles de vivência, com os quais temos contato no dia-a-dia. Não representando necessariamente uma substituição aos meio pedagógicos atuais, mas sim mostrando uma forma de torná-los mais eficientes, tanto na educação para crianças, jovens ou adultos. È essa caracterização de objeto de apoio aos meios de ensino que analisamos nas páginas desse artigo.

PALAVRAS-CHAVE: Meios midiáticos; meios pedagógicos; processo de ensino.

1. INTRODUÇÃO

Com o advento da imprensa, o aperfeiçoamento dos meios de transmissão e troca de informação veio para simplificar o processo comunicacional e diminuir os abismos da distância física e cognitiva.

 A princípio, o acesso às tecnologias de comunicação e informação não era popularizado nos ambientes escolares. Mas, assim como a TV já foi um meio de comunicação em que poucos tinham acesso e hoje a maior parte dos lares brasileiros possuem pelo menos um aparelho, o computador, a própria televisão, a mídia impressa, a Internet e os softwares pedagógicos começam a habitar as salas de aula e virar ferramenta para a revolução do ensino.

         Os objetos midiáticos hoje começam a fazer parte do ambiente escolar com mais freqüência. Respeitando a ordem cronológica em que foram introduzidos na sociedade, esses meios de comunicação, aos poucos, foram sendo utilizados como suporte para o processo de aprendizagem. 

Apesar de haver resistência de pessoas um tanto conservadoras, sua aceitação entre os docentes que acompanham a evolução do ensino e todas as técnicas que vieram para comprometer e envolver os alunos no processo de troca que se estabelece entre o professor e aluno durante a aprendizagem tem sido grande.

         A educação deve acompanhar as transformações que dizem respeito aos seres humanos. Afinal, se o objetivo dos ambientes de ensino é formar cidadãos ao que se refere  a tudo que represente conhecimento e a todos os campos do saber, devem entender também que há métodos além dos livros e do quadro negro. 

Inserir os meios de comunicação no processo e aprendizagem pode significar um passo decisivo para que esse processo seja efetivado. Pode representar inclusive uma maior compreensão do mundo individual de cada aluno, o que poderia os tornar mais envolvidos durante as aulas.

2. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E AS NOVAS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS

Na sociedade atual, em que as mídias contribuem para o processo de formação/deformação dos indivíduos, não há mais como não aliar os meios de comunicação à prática de ensino, trazê-los para a sala de aula e torná-los método para constituir cidadãos conscientes e principalmente não passivos ao conhecimento que lhe é ofertado.

 “Os meios de comunicação revelam-se particularmente eficazes para desenhar e tecer o imaginário de todo o mundo. A mídia impressa e eletrônica, cada vez mais acopla em redes multimídias universais, constitui a realidade e a ilusão da aldeia global” (COUTINHO, 1998, p.37).

As mídias motivam a interação associada ao conhecimento crítico e consciente de escola, professores e alunos. Pois estes sustentam conhecimentos adquiridos em suas vidas sociais que são alcançados por diversos meios dentre livros, textos, jornais e vídeos. Os alunos trazem para escola “um saber de experiência feito” (FREIRE, 1985 apud, COUTINHO, 1998, p.39).

 E é de responsabilidade do educador adquirir a capacidade em conhecer e interpretar as transformações para que possa indicar um melhor caminho para a aplicação dos recursos, podendo assim dar seqüência ao processo de comunicação por meio da introdução de uma cultura oral possibilitando a expressão, criação, promovendo descobertas e construção do conhecimento.

Porém, introduzir as mídias para dentro das salas de aula, significou e ainda significa, já que ainda se trata de um processo não concluído, um passo grande para a apreensão do conhecimento e novas metodologias pedagógicas. Neste sentido, o professor deve dividir a atenção dos alunos com as tecnologias de informação e fazer desses mesmos alunos sejam agentes ativos no processo educacional, bem como torná-los colaboradores ativos tal qual o próprio professor, estimulando a criatividade e a troca e não apenas desempenhando o papel de receptor passivo (MERCADO, 2002).

Dessa forma, nota-se que quando os alunos vêem na sala de aula algo que não é exclusivamente escolar, ou seja, algo que espelha a sua própria realidade e a do Universo como um todo, o seu envolvimento no processo de aprendizagem acaba se tornando maior. O professor passa a ser não o protagonista no ensino, mas sim o mediador entre o aluno e o ensino (MARTINS, 2006).

Aos  professores compete a preparação  para a nova era de informação e enxergar os recursos midiáticos como colaboradores para o maior envolvimento dos alunos durante as aulas bem como para a melhoria do ensino como um todo. Assim,“é preciso estimular a pesquisa e colocar-se a caminho com o aluno e estar aberto à riqueza da exploração, da descoberta de que o professor, também pode aprender como o aluno(MERCADO, 2002, p.16).

É preciso quebrar paradigmas e preparar os professores para novas competências, novas formas de realizar o trabalho pedagógico bem como implantar entre os mediadores do conhecimento a possibilidade que as mídias podem oferecer no processo de ensino-aprendizagem (MERCADO, 2002). Cada sujeito reestrutura o conhecimento de mundo partindo de suas observações e experiências com pessoas, objetos, sentimentos com o espaço e o tempo. É compromisso do professor promover a aprendizagem do aluno para que este possa re-construir o seu conhecimento angariando assim mais experiências. 

Educar é estar mais atento às possibilidades do que aos limites. Estimular o desejo de aprender, de ampliar as formas de perceber, de sentir, de compreender, de comunica-se. Apoiar o estado de prontidão para aprender dentro e fora da escola, em todos os espaços do nosso cotidiano, em todas as dimensões da vida. Estar atento a tudo, relacionando tudo, integrando tudo. Conectar sempre o ensino com a pessoa do aluno, com a vida do aluno por todos os caminhos. Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência pela imagem, pelo som, pela representação, pela multimídia. (MORAN, 1998, p. 88). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com