TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embalagem de Medicamentos - O Design é o Remédio

Por:   •  7/3/2018  •  Monografia  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Santa Cecília

Orientandos:

Luciana Figueiredo Mohallem nº 55 313

Orientador:

João Batista Cardoso

Santos, 2001

Luciana Figueiredo Mohallem

EMBALAGEM DE MEDICAMENTOS:  O DESIGN É O REMÉDIO

Projeto desenvolvido junto a

Universidade Santa Cecília referente

ao Trabalho de Conclusão de Curso

de Publicidade e Propaganda da FaAC

Universidade Santa Cecília

Santos, 2001

1. INTRODUÇÃO

A Indústria Farmacêutica hoje no Brasil é responsável por grande parte da economia de nosso país, os medicamentos hoje no país movimentam cerca de 31,7% de nossa economia (dados do IBGE- janeiro de 2001), tornando o Brasil a terceira maior potência em fabricação de medicamentos de uma forma geral.

Parte dos especialistas acredita que o livre consumo e a venda facilitada são os principais aliados do crescimento neste mercado, contribuindo não somente com a proliferação dos laboratórios, como também com a geração de empregos dentro do país. As estatísticas chegam a apontar números de mais de 50 indústrias cadastradas legalmente dentro do país. Com um número tão forte neste segmento, os laboratórios usam das mais variadas estratégias de marketing para vencer esta batalha de um mercado tão competitivo.

Neste trabalho iremos desenvolver um projeto de reestruturação de embalagem para os seguintes segmentos farmacêuticos: Cardiovasculares, Dermatologia, Neuropsiquiatria, OTC, Respiratórios, Osteometabólica.

Nossos produtos, citados acima, têm como target o médico, pois é através dele que o medicamento será consumido pelo paciente.

Entre as ações utilizadas pelos representantes dos laboratórios no ato de persuadir os profissionais da área da saúde, estão as literaturas e brindes. O aspecto visual deste material é de grande importância na apresentação do produto. O médico é um consumidor como outro qualquer que também se sente atraído pelo apelo visual, com isso , o mesmo cuidado que se terá no desenvolvimento da embalagem será destinado ao material de divulgação.

A empresa que vamos atender é a Laboratórios Biosintética. O  departamento de marketing e comunicação demonstra insatisfação mediante a embalagem que está em circulação hoje, pois a considera pouco funcional, embora as embalagens do laboratório tenham passado por modificações recentes as mesmas não ficaram de acordo com as expectativas previstas. Uma das queixas do laboratório é que existe um número muito grande de informações a serem seguidas, que devem estar obrigatoriamente nas embalagens, no entanto, no atual layout o logotipo está em conflito com estas informações. O principal problema é que o laboratório acredita que o logotipo deve continuar fazendo parte da embalagem como um todo e não só como assinatura do produto, contudo, sem prejudicar a funcionalidade da embalagem. O laboratório também sugere um material de apoio para informar a classe médica da reestruturação da nova embalagem.

A equipe apresentará uma nova proposta com base nos problemas apresentados na busca da melhoria esperada pelo cliente.    

O uso dos elementos visuais no desenvolvimento das embalagens farmacêuticas é muito limitado, pois se trata de um produto com sérias restrições legais. O desafio da equipe está em desenvolver um material esteticamente agradável  e funcional respeitando as normas legislativas.

2. BRIEFING

2.1 Cliente

Laboratórios Biosintética Ltda.

2.2 Histórico

Fundada a 55 anos em São Paulo, a Biosintética passou por um grande processo de reformulação estratégica em 1984, quando foi adquirida por grupo de capital nacional, após cinco anos sob o comando de companhia multinacional.

Desde então a empresa apresenta uma postura inovadora e atitude positiva em relação ao mercado. Outra característica importante é a sintonia com os seus clientes, calcadas em pesquisas de mercado e na própria sociedade. Tudo isso, aliada a uma equipe altamente capacitada e motivada, apta para lidar com desafios.

O processo de fabricação conta com um dos melhores sistemas de controle de qualidade do mercado. O desenvolvimento de programas voltados para a produtividade, aliado a uma constante atualização nos sistemas de informação e a parceria com grandes empresas são outros fatores que auxiliam a Biosintética na busca do sucesso.

A Biosintética aposta na internacionalização para atuar em um mercado cada vez mais globalizado. Por isso, mantém parcerias com importantes indústrias do setor e centros de excelência em farmacologia, transferido para o consumidor brasileiro inovações científicas antes disponíveis apenas no exterior. Resultado deste intercâmbio científico são duas joint-ventures: a Biolatina (parceira com a Bio Sidius, da Argentina, na área de biotecnologia) e a BioTeva (parceria com o Teva, de Israel, maior fabricante de genéricos do mundo).

Preocupada em trazer soluções para o mercado nacional, a Biosintética firma parcerias com institutos como a Universidade Federal de São Paulo, Universidade de Campinas e Hospital das Clínicas para desenvolver pesquisas. O mais recente resultado dessa parceria é o lançamento do Sinergen(, medicamento inédito no Brasil, fruto de um estudo desenvolvido inteiramente no Brasil, dentro dos rigorosos critérios internacionais.

A busca pelo mercado deve ser pautada em atitude inovadora, ousadia mercadológica, rapidez e flexibilidade, amparadas por expressivos investimentos em tecnologia da informação. Por isso, a Biosintética sempre teve como meta oferecer uma linha completa de serviços e produtos de ponta dentro do mais rigoroso padrão de qualidade e a preços competitivos. Com isso, conquistou resultados expressivos e é percebida de forma diferenciada por seus clientes.

Garantir a qualidade de vida do ser humano é a temática da empresa, revelada também em várias ações externas da empresa. A Biosintética dispõe de forte cultura de serviços junto a médicos e pacientes detém o pioneiro é um dos mais completos sistemas de informações e atendimento do mercado farmacêutico nacional: o Biosintética Assistence. Baseado na premissa de que a adesão ao tratamento é fundamental para a evolução positiva do estado de saúde, o Assistence oferece suporte a pacientes de doenças crônicas cadastrados em todos País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com