TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - TV BRASILEIRA

Por:   •  19/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

MATTOS, Sérgio. História da Televisão Brasileira. Origens e desenvolvimento histórico da televisão brasileira.  Cap. 2, Editora Vozes, 2ª Edição, Ano, 2002, pág. 53 a 74.

“Ao contrário da televisão norte-americana, que se desenvolveu apoiando-se na forte indústria cinematográfica, a brasileira teve de se submeter à influência do rádio, utilizando inicialmente sua estrutura, o mesmo formato de programação, bem como seus técnicos e artistas.” (p.49).

Mostra o diferencial do surgimento da televisão brasileira em relação à TV norte americana, que teve como embasamento, fundamentação a presença do rádio, apoderando de sua estrutura como referência.

[...] “a televisão brasileira é fortemente dependente das verbas publicitárias, alocadas principalmente pelas agências de publicidade.” (p.50).

Informa que a renda gerada à televisão brasileira era através de “produtos” publicitários, que tinham e tem até hoje uma grande importância televisiva.

“O crescimento inicial da televisão, a partir de 1950, pode ser atribuído ao favoritivismo político, o qual concedia licenças para exploração de canais sem um plano preestabelecido.” (p.51).

Percebe-se a grande participação e comando do poder político ao crescimento da TV brasileira, e foi a partir dos anos cinquenta atribuído ao favoritivismo político nas concessões de canais de TV estendendo até o governo de Sarney.

“O capítulo da Comunicação Social da Constituição de 1998, estabeleceu novas normas e diretrizes para a concessão de emissoras de rádio e televisão, anulando os critérios casuísticos utilizados até então.” (p.51).

Mostra que a partir de 1998 foram criado novas regras, onde se passa a obedecer ao veredito do Congresso Nacional, e não como era antes, uma decisão pessoal, que apesar das inovações a Constituição de 1998 não conseguiu inibir a ajuda de retransmissoras mistas de TV.

“Vários estudos sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação no Brasil têm identificado o governo como a principal força econômica, compelindo o crescimento dos meios de comunicação de massa (principalmente a televisão), além de proporcionar aos mesmos apoio técnico e financeiro; e como a principal força politica, exercendo controle e influenciando os veículos.” (p.58).

Fala sobre a grande participação do governo na área econômica ao desenvolvimento dos meios de comunicação no Brasil, assim, exercendo o domínio diretamente ou indiretamente sobre o crescimento dos meios de comunicação.

“A publicidade é uma das mais importantes, dinâmicas e lucrativas ligadas à indústria das comunicações, por que pode influenciar, direta e indiretamente, os mais variados setores da vida socioeconômica e cultural de um país.” (p.61).

Informa como a publicidade é essencial com o resultado bem satisfatório, dentre os mais diversificados meios da vida, com a intervenção cultural ligada a um determinado lugar.

“Os publicitários argumentam que a publicidade, de modo geral, ajuda a economia ao promover a competição entre os produtores, que tem subsidiado os meios de comunicação de massa, os quais, sem o apoio publicitário, não poderiam florescer e resistir às pressões e controle dos poderes executivos.” (p.62).

Relata como a publicidade de modo geral pode ajudar a um empreendedor a sobressair diante de um mercado tão competitivo e diversificado, mostra também para os consumidores sobre tais produtos à sua disposição que melhor se adapta a sua necessidade.

“Os críticos da publicidade têm argumentado ao longo dos anos, entretanto, que essa “liberdade de imprensa”, propiciada pela publicidade, é uma contradição. A publicidade tem sido identificada como um dos fatores que mais contribuem para aumentar a influência e mesmo o domínio que os países hegemônicos exercer dobre os veículos de comunicação de massa dos países periféricos.” (p.67).

Descreve que segundo os críticos, a publicidade colabora para a expansão dos meios de comunicação de massa, ampliando a liberdade e independência dos mesmos diante do controle governamental.

RESUMO

O capítulo dois “Origens e desenvolvimento histórico da televisão brasileira” de Sérgio Mattos, relata as características e o surgimento da televisão brasileira e seu crescimento hoje no país que representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

Essa relação da publicidade com a televisão foi fundamental para a expansão de ambas as partes, pois a publicidade sendo ela bem transmitida ela não só informa e entretém, mas cria uma credibilidade que não existiria sem a junção das duas “mídias”, claro existindo seu lado positivo e negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com