TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Faça um histórico dos principais livros reportagem da história do jornalismo e qual a importância deles.”

Por:   •  24/3/2016  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

O livro reportagem é uma mistura dos gêneros literário e jornalístico. Neste tipo de narração o autor desenvolve um estilo de forma detalhista e extensa de uma reportagem, que não poderia ser publicada pelas mídias tradicionais pela falta de espaço.

Há diversos tipos de livro-reportagem, sendo os principais: perfil, depoimento, retrato, ciência, ambiente, história, nova consciência, instantâneo, atualidade, antologia, denúncia, ensaio e viagem.

Entre os principais livros reportagem de grande destaque e importância para o jornalismo estão: Hiroshima, de John Hersey; A Sangue Frio, de Truman Capote; Moby Dick, de Helman Melville; 1984, de George Orwell e Rota 66, de Caco Barcellos.

A Sangue Frio, narra a historia de um assassinato de uma família em uma pequena cidade do Kansas (EUA) com detalhes em profundidade. Este livro é considerado um dos primeiros grandes livros-reportagem do século XX, é um bom exemplo de como o jornalismo quando bem desenvolvido e aprofundado em um determinado assunto, pode reconstituir a realidade quase que por completa e inteira.

Pesquisas, entrevistas e olhar clinico, fizeram com que Capote conseguisse traduzir o lado psicológico dos personagens e relatar os fatos que precederam o crime até a condenação dos assassinos. É um dos livros mais indicados em todos os cursos de jornalismo e referência, até hoje, da combinação entre o árduo trabalho de apuração e elementos literários.

Hiroshima, de John Hersey, foi considerada por muitos como a melhor reportagem já escrita no decorrer de todo o século XX. Hersey conta sobre a explosão da bomba atômica em Hiroshima a partir dos depoimentos de 6 personagens sobreviventes,e relata, no capítulo mais recente, quais as consequências nas vidas dessas pessoas quarenta anos depois da explosão. Aliando uma rigorosa apuração com técnicas emprestadas da literatura – o que deu um apetite extra ao texto.

A leitura é indispensável não só porque mudou o jornalismo para sempre, mas também porque ensina como contar uma história com estilo e simplicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com