TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento a natureza do saber cientifico

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

FRANÇA, Vera Veiga. O objeto da comunicação/A comunicação como objeto. In: HOHLFELDT,  Antônio , MARTINO, Luiz C., FRANÇA Vera Veiga (Org.).

Teorias da Comunicação. Petrópolis: Editora  Vozes, 2003. (P. 39-59)

 

A comunicação é um modo de transmissão das informações. É transmitida por conversas, jornais, revistas, televisão e etc.

A comunicação se define pelo seu objeto, como forma de identifica-los, e como as pessoas se relacionam com os meios comunicativos.

Pela vontade de compreender mais sobre a comunicação, surgem as teorias; com o intuito de conhecer melhor sobre a nossa realidade comunicativa. Com isso, surgiram algumas dificuldades comunicativas, principalmente sobre as diversidades práticas da área, e a forte tendência aos modismos dos conceitos heterogêneos, da sociologia, psicologia e etc.

As dificuldades teóricas foram criadas e vividas pela história.  Os estudos dos meios de comunicação surgiram no século XX; onde ocorreram mudanças nas técnicas, e na profissionalização das práticas.

Com a crescente urbanização do mundo, a sociedade precisava usar melhor a comunicação para conseguir alcançar o desenvolvimento de seus projetos no século. Como exemplo o surgimento dos primeiros trabalhos.

Otto Groth era alemão, e foi considerado o pioneiro a escrever sobre o jornalismo. Mas, foi nos Estados Unidos, a partir de dos anos 30, que começou a se desenvolver as pesquisas voltadas para a comunicação de massa. E foram esses estudos que teriam marcado o nascimento da teoria da comunicação. Quatro autores foram apontados como os ‘pais fundadores’ da pesquisa em comunicação, são eles: Paul Lazarsfeld, Harold Lasswell, Kurt Lewin e Carl Hovland.

Mas foi na II Grande Guerra que foi exposta o alcance da comunicação, através de programas feitos pela Alemanha Nazista sob o comando de J. Goebbels. Utilizando a propaganda para manipular as políticas-ideológicas.

Os Estados Unidos também usou a técnica de Goebbels para intervir na guerra.

Essa foi a etapa da história que  surgiram os primeiros estudos sobre os meios de comunicação de massa.

Já na Europa, na metade do século XX, não foram desenvolvidos com tanta intensidade.

No final dos anos 20 e no inicio dos anos 30 marcou o surgimento dos estudos sobre a cultura da sociedade industrial, e que também influenciou na orientação dos estudos dos meios de comunicação, como é conhecida a teoria crítica ; que se desenvolveu como uma dura crítica a mercantilização da cultura e a manipulação pelos meios de comunicação de massa.

Já na França, Jacques Kayser inaugurou perspectivas das análises morfológicas  dos jornais; onde surgiu os trabalhos de reflexões sobre a cultura de massa.

Na Inglaterra eles buscavam analisar a produção cultural nas práticas sociais do cotidiano.

Na América Latina, o pensamento no campo das ciências sociais interferido pelo sentimento crítico e anti-imperialista; desenvolvendo assim a ‘teoria da dependência’ de formação Marxista .

Ocorreram diversas mudanças no decorrer do século, com muitas intervenções tecnológicas. Por isso, o trecho mostra que “ O mundo que encerra o século XX não é o mesmo que o iniciou” (p. 57).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com