TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTOS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTOS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Título do Artigo Científico:

A PRESSÃO SOCIAL DO DESPOLETAR E NA INTERRUPÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDÁRIO. UMA ABORDAGEM NEUROLINGUÍSTICA A PARTIR DAS “RAPARIGAS DE MILLETO”.

Referência Bibliográfica:

MAIA, Luís. A Pressão Social do Despoletar e na Interrupção do Comportamento Suicidário. Uma abordagem Neurolinguística a partir das “Raparigas de Milleto”. Portal dos Psicólogos. Portugual, 12 out 2008. Disponível em: . Acesso em: 13 set 2012.

Resumo do Livro e Artigo Científico:

Luís Maia escreveu um artigo abordando um assunto bastante discutido nos dias atuais, o suicídio. No texto ele fala sobre uma “moda de suicídios” em jovens mulheres em uma colônia da antiga Grécia. O autor questiona o fato de mulheres bem jovens e estarem exatamente em uma faixa etária com uma tendência fácil a deixar-se influenciar. Para o autor não se trata apenas da motivação individual de cada moça para cometer suicídio, mas o significado que tinha em suas vidas. O autor vê a linguagem como um fator que desencadeia esse fenômeno. A linguagem exerce um impacto significante no processo que dão origem a cada comportamento sendo eles individuais ou coletivos, sendo assim havendo uma interação entre a linguagem e a motivação para o suicídio e a linguagem é a única forma de acessas as nossas motivações mais profundas.

Roteiro de Leitura:

  1. Qual tema tratado pelo autor?

Nesse presente artigo o autor aborda o tema acerca dos frequentes suicídios de jovens mulheres em uma colônia da antiga Grécia, onde o autor questiona a motivação das jovens para realizar de fato o ato.

  1. Qual problema que ele coloca?

O autor questiona o fato pois trata-se de um grupo de mulheres em uma faixa etária com uma tendência fácil a deixar-se influenciar por condições e acontecimentos de comparação social característico da idade, cometendo um ato de suicídio, tornando-se algo comum dentre aquelas jovens. O autor nomeou esse acontecimento de “uma moda de suicídios nas raparigas de Mileto”.

  1. Qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?

Para o autor não se trata apenas da motivação individual de cada moça, mas a forma como se dava esse evento, acontecendo de forma coletiva. Elas não imitavam apenas umas as outras, se tratava de uma imitação seletiva chamada identificação, ou seja, é provável que as jovens adotassem um estilo de vida a qual acreditavam ser o seu grupo de referência e estarem partilhando as mesmas aflições.

O autor vê a linguagem como um fator que desencadeia essa “moda de suicídios”. A linguagem aparece como um reflexo dos sistemas arcaicos, como um tipo de locutor dos comportamentos do indivíduo, nesse caso o suicido. A linguagem exerce um impacto no processo dos comportamentos individuais e coletivos, havendo uma interação entre a linguagem e a motivação para o suicídio.

Segundo o Autor a Linguagem é a única forma de acessas as nossas motivações mais profundas, ou seja, o nosso discurso corresponde ao conjunto de motivações e emoções do indivíduo. Se o discurso se juntar ao ato em si, poderíamos interpretar que para essas jovens o suicídio se tornava uma forma de expressão, como a linguagem representativa das emoções do próprio grupo de referencia a qual se identificavam, sentindo-se então mais motivadas.

  1. Qual o motivo da escolha do artigo cientifico, como A. C., nesse semestre?

O artigo escolhido refere-se a uma questão levantada em sala de aula com a temática do suicídio. Apesar de não se aprofundar muito no assunto a professora responsável indicou que lêssemos um artigo determinado relacionado ao tema. Ao fazer diversas pesquisas encontrei esse presente artigo com uma temática interessante e texto com fácil compreensão. Decidi ampliar meus conhecimentos e dedicar uma reflexão a cerca desse texto.

  1. Como você relaciona o conteúdo do livro/artigo científico com sua futura carreira?

A possibilidade de uma pessoa cometer suicídio varia entre a possibilidade que contempla a ideação suicida, pensamentos acerca da possibilidade de cometer o ato e a tentativa em si, até ao suicídio consumado, que resulta em morte.

Em termos genéricos o suicídio transmite o desejo de uma pessoa em escapar ou terminar com o seu sofrimento, resultado de diversos tipos de problemas, mas por outro lado, o seu desejo em comunicar o seu sofrimento aos outros, que é encarado como um pedido de ajuda.

Na grande maioria dos casos de suicídio, foi constatado que o cliente possuía algum tipo de transtorno mental. É importante que os psicólogos e demais profissionais da área da saúde estejam atentos, e que busquem um conhecimento mínimo para que possam encaminhar o paciente devidamente pois o suicídio em si não é uma doença, nem necessariamente a manifestação de uma doença, mas transtornos mentais constituem-se em um importante fator associado com o suicídio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com