TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Artigos Científicos

Por:   •  27/4/2020  •  Monografia  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3
  • [pic 1]Responda as seguintes questões: 

[pic 2]

  1. Por que a socialização é um instrumento básico de controle social?

Porque a socialização é um instrumento básico de controle que faz com que nos apropriemos de valores, regras/normas, crenças para nos apresentar aprovados socialmente e é com o controle social que leva as pessoas a se comportar de forma socialmente. “O controle social é tudo aquilo que  obriga a ser/fazer numa sociedade  exatamente como se é/faz naquela sociedade”, porém vai ser eficaz quando os indivíduos não apenas baseiam-se suas ações nas recompensas e punições.  

2) Por que normas explícitas não são, necessariamente, mais coercitivas que as implícitas?

As normas explícitas estão codificadas na forma da lei, são transmitidas por meio da linguagem escrita e verbalizada apenas, as normas implícitas são passadas de uma geração a outra pelo comportamento padronizado, O poder de coerção das normas implícitas tende a ser muito alto precisamente pelo fato de exercerem sua força através de sentimentos de obrigatoriedade muito arraigados na personalidade 

3) Qual a diferença entre folkways mores?

 Folkways são as normas denominadas seculares e as mores são as normas denominadas sagradas.

4) Que relação, ou relações, é possível estabelecer entre normas, padrões comportamentais e expectativas comportamentais?

É possível estabelecer entre a norma, padrões comportamentais e expectativas comportamentais uma base moral de uma sociedade, na concepção do bem e do mal, do certo e errado, lembrando que cada cultura tem seu papel, expectativa, comportamento social e normas que são aprendidos pelos seus indivíduos.

5) O que caracteriza situações de anomia?

O que caracteriza situações de anomia é quando indivíduo não respeita as regras de comportamento que indicam os meios de ação socialmente aceitos. Surge então o desvio, ou seja, o comportamento desviante, ou ainda é quando um setor produtivo da sociedade ou um “órgão” não consegue desenvolver seu papel em plenitude com as outras instancias sociais o denominado “corpo” (sociedade) adoece criando assim um estado de anomia social.

 
6) Qual a diferença entre inovação e rebeldia?

A Inovação é quando a conduta do indivíduo é condizente com as metas culturais, mas existe uma ruptura com relação aos meios institucionalizados. Tenta atingir as mesmas metas servindo-se de meios socialmente reprováveis violando as regras sociais (“os fins justificam os meios”) e a rebeldia é quando o indivíduo é negativo com relação aos meios e as metas, ele propõe o estabelecimento de novas metas e a institucionalização de novos meios para atingi-las caracterizada pelo inconformismo e pela revolta.

7) Qual a diferença entre retraimento e ritualismo?

 A diferença entre retraimento e ritualismo está em que o retraimento caracteriza-se no abandono das metas e dos meios institucionalizados. Indica uma falta de identificação com os valores e regras sociais; o indivíduo vive em determinado meio social, mas não adere ao mesmo, já o ritualismo o indivíduo demonstra desinteresse em atingir as metas socialmente dominantes. O medo do insucesso, do fracasso produz desencanto e desestímulo. A pessoa acredita que nunca poderá atingir as “grandes metas”; continua, porém, respeitando as regras sociais, apegando-se às mesmas como em uma espécie de ritual. Trata-se de um comportamento anômico, porque o indivíduo não comparte as metas sociais, limitando-se ao cumprimento de normas e regulamentos, sem sequer indagar acerca da convivência e da finalidade das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com