TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  15/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

DISCIPLINA: Metodologia do Trabalho Científico

PROFESSOR: João Cesar Abreu de Oliveira Filho

ALUNO: Vanicleia Rodrigues de Sousa Lima

TURMA: GEO 2016.2

ALVES, Flamarion Dutra. Considerações sobre Método e Técnicas em Geografia Humana. DIALOGUS. Ribeirão Preto, v.4, n.1, 2008, p. 227-241.

“O autor Alves apresenta nesta parte inicial, o resumo do desenvolvimento de seu artigo, as palavras-chave utilizadas para discorrer o assunto e cita autores das Ciências Humanas e na Geografia, como Demo (1985) e George (1972).” (p. 227).

“Perceber-se que Alves, continua citando George (1972) afirmando que cada método utilizado nas pesquisas geográficas está atribuído de posições epistemológicas e ideolóligicas e cada objeto de estudo merece um método adequado” (p. 228).

 “Alves apresenta nesta parte, as definições e características de método e metodologia valendo se de diversos autores dando suas definições a respeito dos temas iniciais. E finaliza definindo o método como uma forma de se obter resultados favorecido por uma teoria” (p. 229).

“Alves define a metodologia como os procedimentos que o pesquisador utiliza em uma investigação, sempre seguindo uma etapa durante o processo. Processo este que esta precisa se alinhar a um método, teoria, material e técnica” (p. 230).

“Alves segue apresentado as técnicas qualitativa e quantitativas, afirmando que a pesquisa pode-se valer de cada uma dessas técnicas ou das duas juntas. O autor  ressalta, que neste contexto existe muitas técnicas que o geógrafo pode utilizar ” (p. 231).

“Ainda o autor apresenta o método funcionalista e sistêmico, citando (BRAY, 1980) e a obra Princípios de Geografia Humana, que faz a relação neste contexto. Alves cita outros autores e outras obras abordando o método sistêmico e a relação com o espaço geográfico” (p. 232 e 233).

“O autor aborda o método dialético, materialismo enfatizando as contradições do modo de produção capitalista na sociedade, citando autores diversos que utiliza teorias marxistas para explicar estas discussões contraditórias, características básicas do método dialético” (p. 234, 235, 236).

“Alves apresenta as diversidades da metodologia, dificuldades para quem pesquisa e as soluções para os problemas desta. Cita Oliveira Filho (1995, p. 236) que faz a distinção dessa diversidade entre ecletismo e pluralismo metodológico interno e externo” (p. 237).

“Diante do exposto, o autor finaliza afirmando que para quem trabalha com o social, é um desafio encontrar um método e técnicas para a Geografia humana, devido a dinâmica e a transformações constantes que o espaço social sofre.” (p. 238).

“O autor ressalta que o geógrafo tem a liberdade para selecionar seu método, metodologia, etc mais apropriados para realizar seu trabalho investigativo, tendo o cuidado de não cair no simplismo explicativo do senso comum” (p. 239).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com